O percevejo de cama ou colchão é uma praga urbana não muito divulgada ou conhecida, porém bastante incômoda! São tão pequenos, que acabam passando despercebidos. São silenciosos, difíceis de encontrar por observadores menos atentos, agem enquanto dormimos e gostam de se esconder justamente nas nossas camas.
Vamos conhecer um pouco mais sobre esses pequenos invasores?
Características do percevejo de cama
Os percevejos de cama são insetos sem asas, de corpo achatado e oval, coloração acastanhada, de 4 a 7 mm de comprimento (o tamanho de uma semente de maçã) e com o hábito de ficarem agrupados.
São facilmente encontrados em países da América do Sul, América do Norte e Europa e, apesar de não transmitirem doenças, sua picada pode causar diferentes reações nas pessoas. A coceira, por exemplo, chega a se estender por semanas.
Esse parasita se alimenta exclusivamente de sangue de seres humanos ou de animais domésticos e tem por hábito realizar seus ataques no período noturno. Apesar de resistirem a temperaturas mais baixas como 10ºC, são atraídos pelo calor e pelo dióxido de carbono produzido pelo nosso corpo.
Onde encontrar o percevejo de cama
Antigamente, as infestações de percevejos de cama eram restritas a populações mais pobres, sendo encontradas principalmente nas favelas e presídios. Hoje, essa praga está em todas as classes sociais justamente pela sua facilidade de se proliferar pelo transporte passivo, isto é, o inseto acaba sendo levado para outros lugares pelas suas vítimas sem que elas percebam, já que eles podem se esconder facilmente em uma mala de viagem, bolsa ou peça de roupa.
Em geral, os percevejos são encontrados em locais próximos de seu hospedeiro e a infestação pode ocorrer nos mais variados espaços, como residências, hotéis, cinemas, teatros e até nos transportes coletivos, como ônibus, trens, metrôs e aviões. Nesses cenários, eles podem se esconder em rachaduras ou fendas de colchões e almofadas, estrados, dobras das cortinas, carpetes, rodapés, atrás de papéis de parede ou pinturas descascadas. No esconderijo, as fêmeas depositam seus ovos, que eclodem em até 10 dias.
Identificando uma infestação de percevejos de cama
Há alguns sinais que podem nos dizer se há uma infestação de percevejos no local:
- Picadas que surgem ao acordar e demoram para desaparecer;
- Manchas escuras e pequenas nos lençóis (fezes dos percevejos) e pontos de sangue;
- Cheiro desagradável de percevejo (como o de “maria-fedida”);
- Cascas de pele do inseto pela cama, que são deixadas à medida que os percevejos crescem.
Coceira incômoda
É difícil sentir o momento da picada de um percevejo de cama, mas alguns minutos depois as lesões começam a coçar. Geralmente, estas pragas costumam picar áreas expostas da pele, como rosto, pescoço, braços e mãos. Nem todos apresentam a mesma reação: algumas pessoas têm pouco ou nenhum sintoma, enquanto outras sofrem com uma reação mais intensa de muita coceira – o que também acarreta noites mal dormidas, estresse e ansiedade.
As picadas podem ser múltiplas e deixam um aspecto avermelhado na pele. O tratamento é apenas sintomático e o desaparecimento completo das picadas pode levar até seis semanas.
Como eliminar percevejos de cama
O controle de pragas por meio da desinsetização (popularmente conhecida como dedetização) é a solução mais eficiente e segura para combater os percevejos. Ao perceber uma infestação, chame uma prestadora de serviços o mais rápido possível, pois ela progride com muita rapidez e logo os insetos irão se espalhar para outras partes do cômodo ou ambientes.
Lembre-se que a desinsetização deve ser realizada apenas por profissionais e empresas que sejam certificadas por instituições como ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e INEA (Instituto Estadual do Ambiente). Assim, você está seguro de que a empresa contratada utiliza apenas os produtos químicos autorizados, trabalha com os equipamentos de proteção adequados e resolve o seu problema garantindo a segurança de todos.
Além da desinsetização realizada por empresa competente, confira algumas medidas de prevenção que você pode tomar no dia a dia:
- Mantenha os ambientes bem higienizados e, sempre que possível, use o aspirador nos locais onde os percevejos podem se abrigar;
- Roupas, colchões, travesseiros e roupa de cama devem ser periodicamente expostos ao sol. O calor e a luminosidade espantam os percevejos;
- Sempre vistorie minuciosamente roupas, malas, móveis e objetos que tenham sido transportados de outros locais.
Fontes / Referências:
Sobre
as pragas urbanas: percevejo de cama – APRAG
Percevejo de cama: sintomas, imagens e tratamento – MD Saúde