>

Dedetização é investimento ou gasto?

Hoje em dia muito se fala sobre gastos e investimentos. Gasto é aquilo que devemos reduzir ao máximo, pois leva o nosso dinheiro embora e não traz retorno algum. Já o investimento é um lugar ou ação na qual coloco algum dinheiro e que me trará retornos ou benefícios futuros. Então, fica a pergunta: e a dedetização, é um gasto ou investimento? Afinal, estamos todos interessados em economizar nossos recursos.

Os problemas trazidos pelas pragas urbanas

As pragas urbanas causam inúmeros problemas, seja em um imóvel residencial ou comercial. De forma resumida, podemos dizer que as pragas urbanas:

  • São vetores de inúmeras doenças;
  • Trazem risco de contaminação do ambiente, água e alimentos;
  • Causam danos e prejuízos materiais, muitas vezes irreparáveis;
  • Geram a deterioração das estruturas de móveis e imóveis;
  • Passam uma péssima impressão;
  • Afastam clientes;
  • Geram multas e processos.

Para economizar, muitas pessoas recorrem a inseticidas comuns, vendidos em supermercados, que podem até ser eficientes em casos pontuais, como, por exemplo, para matar uma barata ou formiga que esteja à vista. Porém, essas substâncias não resolvem o problema, pois não atuam nas colônias, que são a verdadeira fonte do problema. Além disso, ainda podem acabar causando intoxicações, pois muitas vezes as pessoas não sabem como usar esses produtos de forma segura e correta.

Investimento ou gasto?

O que é mais caro? Investir em uma descupinização periodicamente, protegendo seu imóvel, móveis e documentos (fotografias, papeis importantes, livros etc), ou ver tudo isso ser deteriorado? Essa praga age silenciosamente e, muitas vezes, quando você descobre a presença de um cupim, já é tarde demais e não há o que fazer. Todo aquele móvel já está corroído por dentro. Quando se trata de um imóvel, as partes estruturais podem já estar comprometidas.

O que é mais caro? Investir na sua saúde, alimentando-se bem e fazendo exercícios regularmente, mantendo um ambiente limpo e saudável para todos ou gastar com remédios para dores e doenças que poderiam ter sido evitadas?

Estes são bons exemplos da diferença entre gastos e investimentos.

O controle de pragas é um investimento, pois tem caráter preventivo, ou seja, é parte das ações de segurança do seu imóvel e patrimônio. Assim como instalar um alarme, instalar câmeras de segurança, contratar um seguro de carro, vida ou residencial: nós não queremos ter que acionar nenhum desses serviços, porém é fundamental que sejam contratados, pois nos trazem segurança e previsibilidade.

Nos casos de estabelecimentos de saúde e alimentação, isso é ainda mais sério, pois não respeitar os prazos estabelecidos por leis e normas para a desinsetização pode acarretar multas e até no fechamento do seu negócio.

Somente uma dedetizadora profissional saberá como agir dentro do seu ambiente, utilizando as técnicas e produtos corretos para aquela situação específica. Os profissionais sabem, melhor do que ninguém, onde colocar os produtos, em qual formato e utilizando a técnica adequada, de forma eficaz e segura para todos – humanos e animais de estimação.

Sabemos que atualmente todos estão buscando formas de economizar e cortar gastos, porém saiba que o ditado “o barato sai caro” é a mais pura verdade! Ao economizar no combate às pragas urbanas, você pode acabar tendo despesas muito maiores, para contornar e corrigiras consequências de uma infestação.

Fontes / Referências:

Manejo Integrado de Pragas: gasto ou economia? – Embrapa