>

Cupim de madeira seca: um inimigo silencioso e muito perigoso!

Os cupins fazem parte do time das pragas urbanas que não causam repulsa como as baratas, por exemplo. Mas devem ser temidos na mesma proporção que suas colegas nos dão nojo! Afinal, são capazes de destruir estruturas inteiras sem que ninguém perceba.

E quando se trata do cupim de madeira seca, essa preocupação deve ser multiplicada. Você sabia que essa espécie é capaz de passar anos em um objeto, como uma porta de madeira por exemplo, e destruí-lo silenciosamente com o passar do tempo?

Principais características do cupim de madeira seca

Ao contrário do cupim subterrâneo, o de madeira seca se adapta bem em ambientes com pouca umidade, por isso sua ninhada consegue se desenvolver com facilidade “morando” dentro de estruturas e móveis de madeira (portas, janelas, armários etc.). A população de uma colônia demora cerca de três anos até que esteja formada – nesse período as pragas vão destruindo o móvel e quando o dono percebe, já é tarde demais, o interior já foi completamente comprometido.

Aliás, a dica para saber se você já enfrenta esse problema é bater na madeira: se ela estiver oca é sinal de que os cupins já se alimentaram dela. Outro alerta são as revoadas que são bastante comuns nesse período do ano (é quando as temperaturas estão mais altas que eles acasalam) e as fezes que deixam por aí como rastro (em forma de grânulos).

Apesar de a madeira ser o foco destas pragas, elas também atacam outros materiais como papel ou isopor. Ou seja, elas comem tudo o que é celulose, que pode ser encontrada em tecidos, papel, folhas e vegetais, materiais de construção, entre outros.

Ciclo de vida do cupim de madeira seca

O cupim de madeira seca é uma das espécies que mais ataca no Brasil e uma das mais organizadas. As colônias são formadas na revoada (normalmente na primavera e verão), após o acasalamento do rei e da rainha. A rainha pode viver por anos e colocar cerca de 50 mil ovos.

A partir destes ovos nascem as ninfas, que são divididas por castas (rei, rainha, ninfas, operários e soldados). As funções de cada integrante da família variam de acordo com a sua casta. Cabe aos operários, por exemplo, a busca pelo alimento e aos soldados a missão de proteger o ninho.

Como se prevenir do cupim de madeira seca

Apesar de se abrigarem por anos no mesmo lugar, os cupins de madeira seca podem mudar para outro abrigo com facilidade. É por isso que se deve ter cuidado com móveis muito antigos. Se alguém lhe oferecer um armário antigo e aparentemente resistente, tome cuidado! Mesmo sendo muito bonitos, esses móveis podem se tornar um problema se já estiverem infestados pelos cupins.

Independentemente dessa situação, a recomendação é sempre manter a descupinização em dia. O procedimento deve ser realizado a cada seis meses e sempre por uma empresa profissional para assegurar que todos os processos sejam realizados da forma correta.

Benefícios da descupinização profissional

  • Identificação precisa da espécie para que seja adotada a técnica correta, bem como os produtos químicos que não apenas garantem a eficácia do procedimento, como também a segurança das pessoas e animais domésticos;
  • A garantia de que mesmo os ninhos mais escondidos serão combatidos durante a descupinização. Nesse caso, vale explicar que as pragas conseguem se instalar em lugares inimagináveis e, muitas vezes, de difícil acesso como forros e instalações elétrica e hidráulica. A experiência e o conhecimento na realização desses serviços asseguram que todos os ninhos serão eliminados.
  • Empresas profissionais normalmente são certificadas pelas autoridades competentes no setor. De forma geral, estes documentos asseguram que a empresa atua de acordo com a legislação ambiental e com as normas de segurança.
  • Utilização de Equipamentos de Proteção Individual e Coletivos.
  • O orçamento varia de acordo com a necessidade do cliente. Ou seja, o valor do serviço de descupinização em uma residência pequena é totalmente diferente de um grande escritório, por exemplo. Para estabelecer um orçamento justo e adequado é preciso levar em consideração o tamanho da área, tipo de infestação e complexidade de cada local.
  • A descupinização preventiva e a manutenção do procedimento garantem que a sua casa, o seu estabelecimento ou o seu escritório estejam seguros de uma infestação.

Fontes/ Referências:

Cupins de madeira seca – Bayer

Os 10 principais desafios no controle de cupim de madeira seca – Pragas eventos