>

Como? Matar morcegos? Não faça isso!

A variedade de animais existentes na fauna silvestre é muito grande. Normalmente, eles são caraterizados pela aparência, podendo ser vistos como fofos, feios e até nojentos. Obviamente, aqueles que se encaixam nas duas últimas características são discriminados pelos humanos. Exemplo disso são os morcegos, vistos como uma ameaça, principalmente porque uma de suas espécies se alimenta de sangue. Mas é muito importante saber que esses animais possuem grande importância ecológica e são essenciais na vida de todas as espécies presentes em nosso planeta terra!

Morcegos são extremamente importantes na natureza

Isso porque os morcegos consomem vários tipos de alimentos. Algumas espécies se alimentam apenas de insetos: besouros, pernilongos, mariposas, percevejos e mosquitos, incluindo o transmissor da dengue (Aedes Aegypti), ou seja, os morcegos ajudam a controlar a doença. Outros se alimentam de frutos, néctar, pólen, florais e folhas, o que garante a dispersão de sementes e o seu constante desenvolvimento. Já os carnívoros se mantêm basicamente de pequenos vertebrados como rãs, pássaros, aracnídeos, lacraias etc.

Devido a esse importante papel de equilíbrio na natureza, o morcego é protegido pela Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998). Quem infringir a legislação pode sofrer detenção de seis meses a um ano, além de multa.

Há também os morcegos hematófagos, que se alimentam de sangue. No entanto, são apenas três espécies no mundo e somente uma (Desmodus Rotundus) tolera o consumo de sangue humano. Nos três casos, os morcegos se alimentam preferencialmente do sangue de mamíferos e aves.

Doenças causadas por morcegos podem ser evitadas

Mesmo desempenhando papel importante no meio ambiente, os morcegos podem causar sérios danos à saúde do homem e a transmissão do vírus da raiva é um deles. O vírus é encontrado na saliva do animal contaminado e pode ser transmitido aos seres humanos por meio de mordida ou arranhão, comprometendo assim o sistema nervoso central e causar uma síndrome paralítica generalizada, que pode evoluir para coma e morte. Os morcegos também podem transmitir a doença entre seus pares, quando estão nas colônias.

É comum que os morcegos infectados pela raiva tenham comportamento estranho. Dependendo do nível de infecção ficam desorientados, voam durante o dia e com facilidade caem no chão ou ficam se debatendo. Em razão disso, é importante ficar alerta: não manuseie, mexa ou toque em um morcego (vivo ou morto) ou no ambiente em que costuma ficar. Se ele estiver vivo, poderá tentar se defender com mordidas e acabar transmitindo doenças.

A Histoplasmose também é uma enfermidade transmitida pelos morcegos. Ela afeta o sistema respiratório por meio do fungo que se acumula nas fezes e urina em ambientes como forros, telhados e ambientes que esses mamíferos utilizam como abrigo. A doença pode se desenvolver como uma infecção aguda e levar à morte.

Locais que servem de abrigo aos morcegos

Os morcegos gostam de lugares que ofereçam condições para o seu desenvolvimento e das colônias: acasalamento, parto, criação dos filhotes, proteção contra a chuva e frio e eventuais predadores. Para isso, acabam escolhendo lugares escuros como forros, vãos, caixas de persiana, casas abandonadas, porões, cômodos pouco utilizados, marquises, beirais, ocos de árvores, entre outros.

Mas então, o que fazer?

Ao observar que um morcego, ou uma colônia, escolheu a sua casa, o seu escritório, ou o seu condomínio como abrigo, contrate uma empresa especializada no manejo e na limpeza do local. Lembre-se que todo o processo deve ser feito de acordo com as leis ambientais, por profissionais que conheçam as técnicas corretas e com todos os equipamentos de proteção necessários para evitar a contaminação: luvas e botas reforçadas, camisa de manga longa e calça.

Também é fundamental que a higienização do local seja feita por uma empresa    especializada, que assegurará o uso de produtos corretos e autorizados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e a eficiência do procedimento. Vale explicar que somente a higienização profissional garantirá que o ambiente fique devidamente limpo e sem os resíduos que podem se misturar no solo e transmitir as doenças pelo ar.

Prevenção é fundamental!

Para evitar que os morcegos invadam sua área novamente, instale telas de proteção nas portas e janelas e/ou sistemas de iluminação (os morcegos não conseguem enxergar na luz). É recomendável fazer uma desinsetização para o controle de insetos e parasitas. Assim, os morcegos irão procurar alimento e abrigo em outra área, de preferência em um lugar onde a segurança de ambos será preservada.

Fontes/Referências:

Matar morcego pode render multa e prisão; janelas e portas devem ficar fechados – Correio

O que fazer se um morcego entrar em casa – GZH

Manual de manejo e controle de morcegos urbanos – Prefeitura de SP