>

Como identificar sinais de cupins?

Os cupins são uma das pragas urbanas com maior potencial de destruição em todo o mundo. Isso porque eles agem de forma silenciosa e, quando menos percebemos, o estrago já está feito. Sendo assim, saber identificar precocemente os sinais da sua presença é fundamental para garantir a segurança do seu patrimônio.

Cupins são fundamentais na natureza

Os cupins têm grande importância na natureza. São responsáveis por:

  • Drenagem e aeração do solo;
  • Fertilidade das florestas;
  • Decomposição de madeira morta e matéria orgânica;
  • Ciclagem de nutrientes;
  • Ajudar a impedir a degradação do solo e na disseminação da vegetação, sendo assim, importantes figuras de combate às mudanças climáticas.

Porém, quando entram em nossas casas e construções, todo esse potencial positivo vira negativo, podendo causar muitos problemas e prejuízos.

Como identificar sinais de cupins

Infelizmente, você pode levar alguns anos até perceber a presença dos cupins em seu ambiente, pois, de fato, eles são trabalhadores extremamente discretos e silenciosos. Mas é importante que você fique atento aos sinais abaixo e, ao notar o primeiro deles, não espere para tomar uma atitude.

  • Pó próximo aos móveis: já viu um farelo marrom perto de algum móvel de madeira? Isso é excremento dos cupins misturado com a própria madeira que está sendo perfurada. Eles constroem verdadeiras galerias por dentro das madeiras.
  • Pequenos buracos na madeira: é por onde eles começam a jogar o farelo que mencionamos acima. Madeira com furinhos geralmente é sinal da presença de cupim!
  • Madeira estufada, quebradiça ou com rachaduras: em casos mais avançados, a destruição pode claramente ser observada a olho nu.Atenção para batentes de porta e rodapés!
  • Túneis de terra: os cupins constroem tuneis para se movimentar, nas paredes ou no piso, à procura de alimento. Esta é uma prática comum do cupim de solo, espécie altamente destrutiva de estruturas em geral. Verifique também interruptores e demais instalações elétricas, pois eles podem até causar um curto-circuito.
  • Buracos no gesso e dry wall: esse material também é facilmente destruído pelos cupins, já que contêm celulose, seu alimento preferido.
  • Cupins sobrevoando as luzes e muitas asas pelo chão: na revoada dos siriris, aleluias ou cupins – ritual de acasalamento da espécie, eles ficam voando ao redor das luzes e perdem suas asas, que ficam todas espalhadas pelo chão. Este fenômeno é muito comum nos meses de calor da primavera e do verão. Após o ritual, os casais precisam encontrar uma nova morada – que pode ser o seu móvel, porta ou casa! Então fique atento! Instalar telas nas portas e janelas pode ajudar.

Descupinização é a forma de combate mais eficiente

Apesar de ser importante estar ciente de todos os sinais e dicas acima, o melhor mesmo é dormir tranquilo sabendo que seus móveis e seu imóvel estão protegidos dos cupins. Para isso, é fundamental realizar uma descupinização profissional. Nada de usar produtos vendidos em supermercados! Somente uma descupinização feita por uma empresa especializada e certificada pode proteger o seu patrimônio de forma segura e eficiente.

Além disso, é preciso ter conhecimentos, técnica e expertise para acabar com a colônia dos cupins e não apenas com aqueles que você encontrou. Isso porque a colônia fica escondida e você não irá encontrá-la facilmente.

A descupinização deve ser realizada periodicamente, de acordo com a indicação do profissional contratado. Ele irá avaliar os pontos de risco do seu imóvel e aplicar os produtos indicados e adequados, nas quantidades corretas, de acordo com a sua necessidade – podendo ser emergencial (para conter uma infestação) ou preventiva (para evitar possíveis futuras infestações).

Fontes / Referências:

Cupins subterrâneos – Jornal Dia de Campo

O mundo dos cupins – Instituto Jurumi

Será que minha árvore tem cupins? – Governo do Estado de São Paulo