>

A importância da limpeza de caixa d’água no verão e em época de chuvas

Infelizmente, a limpeza de caixa d’água é um cuidado cuja real importância nem sempre é percebida. Como boa parte dos reservatórios de água fica em espaços de mais difícil acesso, não estão ao alcance dos nossos olhos no dia a dia. Assim, sua limpeza acaba sendo esquecida e, consequentemente, negligenciada. Porém, trata-se de uma atividade de grande importância para nossa saúde e que exige ainda mais atenção no verão e em época de chuvas.

Periodicidade deve ser respeitada

A caixa d’água – o que inclui qualquer reservatório de água potável, cisterna etc. – deve ter a sua limpeza realizada a cada seis meses, religiosamente. Por mais que a água que chega até nossas casas já seja tratada, ela também precisa encontrar um reservatório limpo e higienizado. Caso contrário, será contaminada pouco antes do consumo, em nossas próprias casas e condomínios.

Quando a caixa d’água não é limpa periodicamente, é comum encontrar detritos que vão se acumulando no fundo do reservatório com o passar do tempo. Também podem surgir algas, que podem liberar toxinas, e proliferar bactérias, ou até mesmo protozoários, todos nocivos à nossa saúde. Esse cenário pode se intensificar nos períodos de muita chuva, como é o caso do verão em nosso país.

Água suja causa diversas doenças

Utilizamos a água de reservatórios para diversas atividades do nosso dia a dia: para beber e cozinhar, para limpar utensílios e alimentos, para lavar roupas e tomar banho, dentre tantas outras tarefas. Sendo assim, realizar tudo isso com uma água contaminada, pode causar sintomas como vômitos e diarreias, além de diversas doenças, como cólera, hepatite A, amebíase e leptospirose. 

Além disso, estamos em um momento de surto da Dengue, doença provocada pelo mosquito Aedes Aegypti, que justamente se prolifera em locais com água parada. E a caixa d’água pode ser um prato cheio para o mosquito, caso esteja destampada ou com má vedação, por exemplo. Por isso, a limpeza e manutenção desse reservatório é fundamental não apenas para a saúde e bem-estar dos que ali vivem, mas também do entorno e vizinhança.   

Lembrando que a correta vedação do reservatório de água também evita que a mesma tenha contato com roedores. A água é um atrativo para eles, que além de consumi-la, também acabam urinando e defecando no local.

Como realizar a limpeza da caixa d’água

A melhor forma de higienizar a sua caixa d’água ou cisterna é contratando uma limpeza profissional. Isso porque, ao realizar o trabalho por conta própria, você pode não higienizar da forma correta ou utilizar os produtos adequados, o que também pode acabar contaminando a água.

É comum que empresas de dedetização também façam a limpeza de caixas d’água. Elas sabem as melhores técnicas e os produtos adequados para essa tarefa, garantindo um trabalho 100% eficaz e em menos tempo do que você gastaria.

Além disso, geralmente as caixas d’água ficam em lugares altos, o que pode ser bastante perigoso. Em empresas especializadas, os profissionais que realizam esse tipo de serviço contam com EPIs – equipamentos de proteção individual, que garantem a sua segurança. Também recebem treinamentos de normas do setor que visam protegê-los.

Portanto, não perca tempo e dinheiro tentando resolver esse tipo de problema por conta própria: contrate quem entende de limpeza de caixas d’água e tenha um serviço de qualidade profissional! Contribua não apenas para a saúde e segurança da sua família ou condomínio, mas também da sua comunidade.

Fontes / Referências:

Saae orienta população sobre a importância de realizar limpeza na caixa d’água – Prefeitura Lucas do Rio Verde