>

Dedetização: quanto tempo dura?

Esta é uma dúvida bastante comum de quem precisa contratar o serviço de dedetização ou mesmo de quem acabou de realizá-lo: após o procedimento, por quanto tempo estarei protegido contra as pragas urbanas?

Esse tempo que um produto químico permanece no ambiente, exercendo sua função protetiva/defensiva, é chamado de Efeito Residual. E ele depende de uma série de fatores que iremos entender hoje.

O que afeta o efeito residual da dedetização?

Diversos fatores devem ser considerados na avaliação do tempo de duração de uma desinsetização.

O entorno é um ponto bastante importante, por exemplo. Sua residência está ao lado de um terreno baldio? Seus vizinhos estão com infestações? Você está em uma área com maior ou menor incidência de infestações? Tudo isso afetará o tempo que a sua dedetização terá efeito. Também devem ser avaliados outros fatores ambientais, como época do ano, temperatura, incidência de chuvas, umidade.

Em paralelo a isso, temos os produtos que foram utilizados. Alguns são mais suscetíveis a calor e umidade, há os que não fazem efeito imediato, mas sim ao longo das semanas subsequentes. E, claro, eles precisam ter sido aplicados de acordo com as técnicas corretas.

A forma como você conduzirá a higiene do local após a aplicação também tem efeito direto no sucesso da dedetização. De nada adianta dedetizar um espaço e mantê-lo sujo, com lixo destampado e mal acondicionado, migalhas de comida, entulho, móveis e materiais acumulados, pó etc.

Então, quanto tempo dura a dedetização?

Portanto, como você pode observar, são muitas as variáveis a serem consideradas. Mas é possível dizer que uma dedetização dura aproximadamente três meses.

Se você está em um local com baixa incidência de infestações, muitas vezes é possível fazer a dedetização até semestralmente. Mas há lugares em que ela terá que ser realizada a cada trimestre. E há ainda certos tipos de estabelecimentos que devem realizar o procedimento mensalmente – inclusive isso é regra para muitos negócios, além de ser uma recomendação da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Como aumentar a eficácia e duração da dedetização

  • Respeite as orientações recebidas sobre o tempo de secagem dos produtos e o tempo que pessoas e animais devem ficar fora do ambiente.
  • Limpeza: realize uma boa higiene do espaço antes da dedetização, para eliminar sujidades que possam atrapalhar na aplicação e absorção dos produtos. Depois também é preciso manter o ambiente sempre limpo, pois sujeiras atraem pragas urbanas – mas atenção: não realize nenhuma limpeza no local da aplicação imediatamente após o procedimento, pois aí você pode estar comprometendo a eficácia dos produtos.
  • Esteja sempre em dia com a manutenção da casa: tampe e vede frestas estruturais, trate infiltrações e vazamentos, elimine mofo e bolor etc.
  • Cuidado com o lixo: os resíduos que descartamos, especialmente os orgânicos, são um grande chamariz para insetos. Portanto, esteja sempre atento à forma como acondiciona o lixo, se está sempre bem tampado e evite acúmulos desnecessários.
  • Coloque telas nos ralos, portas e janelas, sempre que possível, para evitar a entrada de pragas urbanas.
  • Mantenha o cuidado com o seu jardim em dia, evitando o acúmulo de folhas secas e grama alta, que podem, inclusive, ser esconderijo de insetos perigosos como o escorpião.