Devido a períodos de seca ou épocas de racionamento de água, é muito comum que residências ou condomínios façam uso das chamadas cisternas. Nada mais é do que um recipiente, geralmente uma caixa d’água ou similar, que acumula água da chuva, captada por canos e calhas provenientes do telhado ou piso.
Trata-se de uma maneira econômica e ecológica de economizar água e reaproveitar a água da chuva, utilizada para lavar quintais e áreas externas e também para irrigar as plantas e jardins. Mas o que poucos sabem é que as cisternas podem e devem ser limpas, assim como as caixas d’água de acordo com técnicas e utilizando produtos específicos, seguindo uma periodicidade.
A água da chuva é limpa?
A água da chuva carrega muitos poluentes, pois ao cair, acaba trazendo consigo a poluição da atmosfera, o que inclui diversos microorganismos. Em se tratando de grandes centros urbanos, isso significa uma massiva quantidade de vírus e bactérias, portanto, não é recomendada a ingestão da água da chuva. No caso do campo e de áreas mais verdes, como florestas, por exemplo, a água que cai do céu é muito mais pura, então o seu consumo não é prejudicial.
Porém, estudos mais recentes dizem que a água da chuva de todo o planeta está contaminada com “poluentes eternos”, produtos químicos que persistem há anos no meio ambiente, provenientes de produtos como panelas antiaderentes, roupas impermeáveis e espuma de combate a incêndio. Então, a menos que você esteja perdido e com sede em uma floresta, melhor evitar, não é mesmo?
Sendo assim, após a sua captação, a água da chuva deve passar por um filtro, para barrar sujidades maiores como folhas e galhos, por exemplo, e também precisa ser tratada a base de cloro, ozônio ou até raios ultra-violeta. Assim, a água poderá ser utilizada para regar as plantas, lavar quintais e áreas externas, nas descargas, para lavar o carro e até na piscina. Também há quem reaproveite nesses recipientes a água que sai da máquina de lavar roupas.
Imagine quanta economia todas essas ações podem representar em um grande condomínio, por exemplo, que geralmente possui muitas áreas externas a serem higienizadas e muitos jardins para serem regados! Ou seja, ter uma cisterna é sinônimo de muita economia na conta de água e de respeito com a natureza.
Mas e a água encanada que vem das concessionárias, não é limpa? Sim, ela é potável e pronta para o consumo. Porém, se ao chegar na sua residência ou condomínio ela se deparar com uma caixa d’água suja, de nada adianta: a contaminação vai acontecer de qualquer jeito!
Cuidados com a cisterna
As cisternas e demais reservatórios de água, incluindo as caixas d’água convencionais, devem ser limpas regularmente, pelo menos uma vez a cada seis meses. O processo de limpeza é simples, porém, para que seja efetivo, deve ser realizado por um profissional.
Este é o tipo do caso em que o barato sai caro. Muitas pessoas tentam realizar a limpeza da caixa d’água e cisternas por conta própria, mas acabam danificando os recipientes, desperdiçando ou até contaminando a água.
Por isso, a melhor saída é contratar uma empresa especializada neste tipo de serviço, que o realizará de forma profissional, rápida e eficaz. Os profissionais saberão como melhor orientar o cliente de forma a não desperdiçar a água já coletada, e farão uso de técnicas e procedimentos adequados para cada caso e tipo de recipiente. Além disso, os produtos são seguros e específicos para esse fim – e os profissionais usam EPIs – Equipamentos de Proteção Individual, para evitar qualquer contratempo.
Lembrando que também é importante manter o recipiente sempre bem fechado e vedado, de forma a evitar que ali seja um local de reprodução do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
Então corra que ainda dá tempo! Durante o mês de outubro de 2022, aqui na Insetkan você realiza a limpeza de caixa d’água e cisterna e ganha 50% de desconto na dedetização de baratas ou desratização. Entre em contato pelo nosso atendimento no WhatsApp e agende o quanto antes essa dupla proteção para sua residência ou condomínio.
Fontes / Referências:
Água da chuva pode ter poluentes e microorganismos – SuperInteressante
Água de chuva no mundo todo está contaminada com ‘poluentes eternos’, mostram estudos – BBC
Como economizar captando e reutilizando a água da chuva – G1