>

Dedetização ajuda na manutenção do seu jardim

Você sabia que a dedetização pode ser benéfica para o seu jardim? E mais: a dedetização não é um processo que se restringe às áreas internas? Ela pode e deve ser realizada em espaços externos, incluindo áreas verdes, quintais e varandas.

Com a chegada da primavera e do verão, as temperaturas começam a subir e os insetos a aparecer em maior frequência e quantidade. Geralmente nessa época do ano é quando podemos curtir mais a vida fora de casa, especialmente o contato com a natureza. Queremos estar em nossos jardins, brincar com as crianças no quintal, mas nada disso será agradável se nossas áreas verdes estiverem cheias de insetos desagradáveis, como moscas, mosquitos, formigas, dentre outros.

Então hoje vamos ver como funciona a dedetização em áreas verdes, para que você tenha mais confiança em deixar sempre protegido também este espaço de sua residência ou condomínio.

Não existe jardim sem insetos

Entre os insetos mais comuns de encontrarmos nas áreas verdes estão os pulgões, cochonilhas, percevejos, lesmas, mosquitos e formigas. Destes, as últimas são as que podem literalmente detonar as suas plantas, causando até a morte das mesmas, como é o caso das temidas formigas cortadeiras. Como o próprio nome diz, elas cortam todas as folhas das plantas – e isso em pouquíssimo tempo.

Além disso, esses insetos se alojam nas plantas ou em partes delas e aí fica mais fácil e acessível entrarem em sua casa. Cupins e formigas, por exemplo, podem construir suas colônias ali, próximo às raízes das plantas e em partes ocas das árvores. Essas “casas” podem ser enormes, mesmo que apenas uma parte seja visível, então fique atento!

Mas é claro que existem insetos que são úteis para os nossos jardins e desempenham uma função importantíssima ali. É o caso das abelhas, vespas, joaninhas, borboletas e crisopas. Eles ajudam na polinização e até no combate às pragas mencionadas anteriormente.

Uma desinsetização realizada por uma equipe profissional preparada não afetará os insetos benéficos para o seu jardim, pois trabalhará com foco apenas nas pragas urbanas. Portanto, tome cuidado com soluções caseiras que podem acabar por prejudicar o ecossistema ali presente e até afetar as suas plantas.

Como funciona a dedetização em áreas verdes

Ao realizar a manutenção do seu jardim, podar as plantas e aparar a grama, aproveite para chamar uma desinsetizadora. Este é um bom momento, pois os técnicos terão mais acesso e facilidade para realizar o diagnóstico do espaço e para aplicar os produtos corretos com maior eficácia.

Além disso, somente uma empresa especializada em dedetização saberá em quais locais realizar a aplicação e de quais produtos, de forma a não prejudicar suas plantas, animais de estimação e moradores. Para isso existem técnicas adequadas e produtos menos invasivos – sempre autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Para não ter dor de cabeça, também é importante que você verifique se a empresa contratada possui certificações de outros órgãos competentes, como Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Conselho Regional de Química (CRQ) e Associação Brasileira de Controle de Vetores e Pragas (ABCVP).

Condomínios e áreas externas

Pequenos e grandes condomínios geralmente possuem jardins e também quadras, churrasqueiras e demais espaços externos que ficam ao ar livre. Todos esses locais podem e devem ser desinsetizados, garantindo a saúde e segurança de todos os moradores, funcionários e visitantes.

Uma dedetizadora de confiança também passa mais credibilidade e profissionalismo para a gestão do condomínio e, de quebra, pode realizar outros serviços igualmente importantes, como sanitização e limpeza de reservatórios de água.

Então, não marque bobeira: inclua a desinsetização periódica no calendário de manutenção do seu jardim ou condomínio e deixe todos protegidos – incluindo suas plantas!

Fontes / Referências:

Benefícios dos pequenos insetos para o jardim – Meus Animais

Formigas cortadeiras – Portal Embrapa