Se não há inseto algum à vista, então não devo dedetizar, certo? Errado!
Engana-se quem acredita que só deve chamar uma dedetizadora quando encontra alguma barata, formiga ou qualquer outra praga urbana por aí. Se você as encontrou é porque já estão instaladas e habitando as redondezas – ou até mesmo a sua casa ou estabelecimento. A dedetização preventiva é fundamental para manter esses visitantes indesejados bem longe.
Dedetização preventiva X dedetização emergencial
Aqui no Brasil não temos muito o hábito de realizar serviços preventivos. Geralmente, tomamos uma atitude quando a situação é emergencial e aquilo se faz necessário com urgência, pois existe uma ideia de que esse comportamento é mais econômico. Porém, na realidade, este é um ótimo exemplo daquele famoso ditado: o barato sai caro.
Não há dúvidas de que a dedetização emergencial é absolutamente necessária ao nos depararmos com uma infestação. Se você encontra uma infestação de cupins, várias formigas ou um par de baratas que seja, é melhor chamar a dedetizadora o quanto antes. Mas em uma situação como esta, é mais difícil negociar o valor ou até mesmo data e hora da aplicação dos produtos. No caso de um comércio, por exemplo, atrapalhar o fluxo de clientes pode impactar negativamente o negócio.
Tudo isso acarreta custos inesperados, muitas vezes acima do orçamento e em prejuízos – sem mencionar o tempo e dinheiro dispendido com tentativas de soluções caseiras ou inseticidas ineficientes.
Já a dedetização preventiva é realizada periodicamente, mesmo que não sejam encontradas pragas urbanas naquele momento. A ideia é justamente evitar que elas se aproximem e se instalem no seu espaço. Em se tratando de estabelecimentos comerciais, ela também evita multas decorrentes de fiscalizações e até de denúncias aos órgãos competentes.
Como deve ser realizada com frequência, é possível se programar para que seja realizada no melhor dia e horário. Isso também permite que se pesquise ou negocie o valor previamente. Muitas dedetizadoras fazem pacotes e ainda oferecem outros serviços que também devem ser realizados com certa periodicidade, como a limpeza de reservatórios e caixas d’água, por exemplo.
Como contratar uma dedetização preventiva
O primeiro passo é encontrar uma prestadora de serviços de desinsetização de qualidade e confiança na sua região. Pesquise se a empresa possui todos os certificados e licenças necessários para atuar no setor, se trabalha com produtos seguros e autorizados pela vigilância sanitária e se possui boas recomendações de seus clientes.
O profissional da empresa contratada deverá realizar uma análise do espaço a ser dedetizado, observando possíveis locais de infestação e peculiaridades do ambiente – se está próximo a terrenos baldios, rios, obras ou outras circunstâncias que podem propiciar uma maior atração de mais pragas urbanas, por exemplo. Ele também saberá quais os melhores produtos e técnicas a serem utilizados, além de informar a periodicidade adequada para aquele caso específico.
Benefícios da dedetização preventiva
Em muitos países, serviços preventivos são uma prática corriqueira e precisamos mudar este cenário por aqui também. Adotar uma cultura de controle preventivo das pragas urbanas pode nos trazer inúmeros benefícios e evita muitas dores de cabeça. Por exemplo:
- Ajuda a manter o ambiente saudável para humanos e animais de estimação, evitando a propagação de doenças;
- Evita a contaminação de alimentos;
- Mantém o seu negócio e estabelecimento dentro da legislação vigente;
- Evita multas de denúncias ou fiscalizações;
- Passa uma imagem de preocupação e zelo aos clientes;
- Mostra o profissionalismo do síndico para com o condomínio;
- Economiza, pois permite negociações e pesquisa de valores;
- Evita prejuízos com danos estruturais decorrentes da ação das pragas urbanas (destruição causada pelos ratos e cupins, por exemplo);
- Auxilia a manter o espaço sempre limpo.
Então, não deixe para depois: adote esta cultura da dedetização preventiva e torne o seu ambiente, seja ele residencial ou comercial, um lugar mais saudável e seguro para todos.