>

Como acabar com a formiga carpinteira?

Dois exemplares da formiga carpinteira em uma flor.

Pouca gente dá à formiga o seu devido respeito. Provavelmente porque ela é pequena e silenciosa, mas quem já sofreu uma infecção alimentar ocasionada por esse inseto, ou se deparou com os prejuízos por ele causados, sabe exatamente que esta pequena criatura merece sim a atenção de todos. E aqui vai uma dica importante: aprender como elas vivem e as suas peculiaridades ajuda muito na prevenção. Então, hoje vamos saber um pouco mais sobre um tipo específico desse inseto, a formiga carpinteira.

Principais características da formiga carpinteira

Há diversos tipos de formigas que infestam residências, escritórios e apartamentos e todas elas são consideradas pragas urbanas porque, além de estragarem eletrônicos e eletrodomésticos, transmitem sérias doenças para nosso organismo já que passam por restos de comida, esgotos, lixo, feridas e sangue, entre outros. Assim, acabam carregando microrganismos como bactérias e fungos. Mas desta vez o protagonismo vai para a formiga carpinteira, que é uma das pragas mais fáceis de se encontrar e uma das que mais causa danos às estruturas.

Esta espécie é frequentemente encontrada em madeira. Elas não se alimentam da madeira, mas cavam para construir suas casas. Rapidamente uma colônia é capaz de causar danos estruturais bastante graves se não for controlada.

As formigas carpinteiras são aquelas grandes (3 a 17 milímetros), facilmente vistas a olha nu e frequentemente encontradas ao redor de casas. As cores podem variar entre vermelha, amarela e preta, sendo a última a mais comum. Outra forma de identificá-las é pelo nó que carregam entre o tórax e abdômen. São insetos de hábitos noturnos e bastante rápidos.

Um perigo maior do que você imagina

O lugar preferido para a formação de ninhos é em árvores, troncos e estruturas de madeira, indo de casas, passando por móveis e até objetos. A madeira úmida ou parcialmente podre as atrai ainda mais. Sim, isso significa que elas são um perigo maior do que você imaginava. Na busca por abrigo, elas também procuram a substância “melada”: substância rica em açúcar deixada pelos pulgões. As formigas carpinteiras se alimentam ainda de ovos, carnes, frutas, sucos de plantas, pequenos insetos, gordura, graxa, xarope e tudo que for doce.

O ciclo de vida desta espécie passa pela metamorfose completa. Nas colônias, elas se dividem em duas castas: operárias maiores e menores. A primeira defende o ninho e busca alimento, enquanto a segunda cuida das mais jovens e mantêm o ninho. Na fase adulta, machos e fêmeas deixam o ninho para acasalar e não retornam mais. Os machos morrem após a reprodução e as fêmeas criam uma colônia.

Cada fêmea pode colocar cerca de 20 ovos, que levam no máximo quatro semanas para eclodir. Elas depositam esses ovos em uma pequena cavidade da madeira ou em um local protegido. Ou seja, quando uma formiga carpinteira aparece, pode ter certeza de que há ao menos um ninho bem próximo e as chances de ter uma estrutura destruída são muitas. Além dos prejuízos, é válido lembrar que a espécie pode picar quando se sente ameaçada e apesar de não possuir ferrão, expele ácido fórmico que, em contato com a pele, é corrosivo, podendo causar dor e queimaduras severas. Outra preocupação caso forem encontradas em ambientes internos é com a transmissão de doenças por meio dos alimentos, já que podem estar procurando comida, então vede muito bem os alimentos e os mantenha devidamente armazenados.

Como eliminar a formiga carpinteira?

Esse tipo de praga é bastante difícil de ser controlada, logo, receitas caseiras e inseticidas não funcionam, a única forma de efetivamente se livrar desses insetos é pela desinsetização profissional. A experiência profissional aliada ao uso de químicos específicos garante que os produtos sejam aplicados em lugares estratégicos para alcançar os resultados esperados.

E isso só é possível porque antes da execução do procedimento, uma equipe técnica avalia o local para ter informações precisas sobre os ninhos e assim estabelecer as técnicas corretas e as áreas que devem receber atenção redobrada.

Leia também:

O significado das formigas em casa

Será que as formigas são mesmo inofensivas?

Fontes/Referências:

Hábitos e características das formigas carpinteiras – Greelane

As formigas – Fiocruz