>

Será que as formigas são mesmo inofensivas?

Sabe aquelas formiguinhas que de vez em quando aparecem na pia ou azulejo da cozinha? É óbvio que estão procurando comida e quando a gente vacila e deixa um bolo, por exemplo, sem o armazenamento correto, elas fazem a festa e o alimento está perdido. Mas tem gente que não quer perder para esse inseto tão pequenino e acha que dar uma batidinha no alimento para tirar as formigas resolve. Esse é um erro com consequências para a saúde, porque as formigas transmitem uma série de doenças. Ou seja, elas não são tão inofensivas quanto parecem.

Principais características das formigas

As formigas são insetos com características bastante peculiares: organizadas, ágeis, espertas, trabalham bem em grupo, conseguem carregar um peso até 100 vezes maior do que o seu próprio peso e se locomover por grandes distâncias. Vivem em colônias, onde cada indivíduo tem uma função diferente; podem construir seus ninhos sob azulejos, batentes de portas, pisos, troncos de árvores ou diretamente no solo, já que nada impede sua passagem. A alimentação depende da espécie: algumas são carnívoras, outras herbívoras, mas a maioria das formigas é onívora, isto é, come animais, vegetais e restos de alimentos, especialmente os doces.

É uma praga que passeia com muita tranquilidade por restos de comida, esgotos, lixo, feridas e sangue, entre outros. É assim que acabam carregando microrganismos como bactérias e fungos que transmitem doenças sérias para o nosso organismo, tais como: gripe, tuberculose, verminoses e até lepra, além de intoxicações alimentares, vômito e diarreia.

Estima-se que no mundo existam cerca de 18 mil espécies de formigas, sendo que no Brasil existem mais ou menos duas mil espécies. Algumas delas podem trazer, além dos danos à saúde, diversos prejuízos financeiros, porque algumas espécies atacam plantas e prejudicam o seu desenvolvimento, chegando a matá-las. Plantações inteiras já foram perdidas por causa das formigas.

Da picada à transmissão de doenças

É por isso que em hospitais, restaurantes e estabelecimentos em geral os cuidados para evitar qualquer rastro de formiga são redobrados. A possibilidade de um surto de doenças gastrointestinais ou uma infecção causa grande preocupação. E nas residências não é diferente, qualquer descuido com um alimento mal armazenado, ou lixeiras mal tampadas, pode atrair as formigas.

Também é importante mencionar que as mordidas de formiga podem causar reações alérgicas e hipersensibilidade ao veneno de algumas espécies. Quem for picado por uma formiga, pode ter inchaço, vermelhidão, alergia, coceira e dores. Por isso, é importante não deixar crianças e animais domésticos perto de formigueiros. A curiosidade e a inocência são gatilhos suficientes para um acidente.

Combate deve ser levado à sério

Existem inúmeras receitas caseiras para acabar com as formigas, como uso de sal, limão e até pimenta, mas definitivamente são soluções cujo efeito é temporário e mesmo assim nem sempre efetivos. Tendo em vista todos os perigos que as formigas oferecem, não dá para correr o risco de uma infestação tomar conta da sua casa – principalmente se houver crianças ou animais domésticos – ou do seu estabelecimento. Lembre-se de que qualquer problema com a segurança do alimento pode resultar no fechamento do seu negócio.

Para evitar qualquer dor de cabeça, contrate uma empresa profissional para desinsetizar o local. Não espere que a infestação aumente e não perca tempo com produtos não funcionais. Por serem bastante organizadas, é difícil eliminar as formigas. Quando uma delas está doente ou envenenada, ela se isola para não transmitir a doença às demais. Por isso, a desinsetização é tão importante! Os profissionais são treinados para aplicar os produtos em lugares estratégicos e na dose recomendada para o tamanho da infestação. E para saber a dosagem correta, é preciso conhecer as características e peculiaridades da praga e do ninho que constroem, daí a necessidade de contratar profissionais para a realização do procedimento. Somente assim é possível garantir que toda a colônia seja eliminada.

Para somar à desinsetização, mantenha os hábitos de limpeza, a organização do ambiente sempre em dia e os alimentos sempre bem armazenados. Evite o acúmulo de lixos e restos de alimentos, não deixe frestas e cantos de parede abertos.

Fontes/ Referências:

5 insetos que não são nada inofensivos – Blog Syngenta

Formiguinha que vive na sua casa é verdadeiro perigo à saúde. Veja dicas simples para espantar inseto – R7