>

5 razões para incluir a sanitização no cronograma de limpeza da sua academia

Foram dois anos desde que o surto de Covid-19 foi considerado pandemia. Há poucas semanas, as autoridades de saúde no começaram a flexibilizar as medidas de segurança e, no dia 22 de abril, o atual Ministro da Saúde decretou o fim da emergência sanitária. Ao longo desse período aprendemos a conviver com procedimentos que jamais imaginaríamos, mais do que isso, nos acostumamos com alguns deles e a própria máscara é exemplo disso. Apesar de liberada na maioria dos lugares, muitas pessoas continuam e continuarão usando, principalmente em lugares fechados e hospitais. É dessa forma que elas se sentem seguras e, nesse contexto, está a sanitização.

Durante a pandemia, a sanitização se tornou o mais eficiente para garantir que os ambientes estivessem realmente seguros dos microrganismos, sujeiras e impurezas, diminuindo assim o risco de propagação do Coronavírus e outras doenças. A eficiência da sanitização ganhou especial destaque nas academias, já que são áreas de fácil propagação de microrganismos devido ao compartilhamento de aparelhos de ginástica e outros utensílios. Em outras palavras, as academias acabam sendo um risco, e alto, para as pessoas que estão mais expostas e em maior contato com superfícies contaminadas.

1.Academias são lugares contaminados?

Segundo especialistas, cerca de metade dos aparelhos de ginástica disponíveis em academias são passíveis de contaminação. Isso significa que o contato direto ou indireto com superfícies mal higienizadas em uma academia pode causar alergias e outras complicações.

2. Quais doenças podem ser transmitidas na academia?

Além de Covid-19, podem ser transmitidas conjuntivite, infecções no intestino, faringite, furúnculos, pé de atleta, herpes e impetigo, gripe, conjuntivite, frieira etc. Ou seja, não dá para vacilar! É muito importante manter as academias devidamente higienizadas.

3. A sanitização precisa ser realizada todos os dias?

Não precisa ser todos os dias, mas a sanitização possui efeito residual reduzido, por isso, precisa ser realizada periodicamente e em curto espaço de tempo. O período deve ser estabelecido em acordo com a empresa que realizará o procedimento. Recomenda-se no mínimo uma vez por semana.

4. O procedimento confere segurança aos donos das academias?

Incluir a sanitização nas academias não apenas dá mais segurança aos clientes, como garante que o responsável pelo estabelecimento está seguindo os protocolos sanitários para proteger as pessoas de vírus e bactérias. Em caso de problemas com inspeção ou mesmo reclamação de clientes, o dono está pode comprovar que está de acordo com as normas e boas práticas de limpeza e higiene.

5. A sanitização ajuda a atrair novos clientes?

Quando o estabelecimento já segue todos os cuidados de higiene certamente possui uma boa reputação no mercado. Após a pandemia, as academias que adotarem cuidados extras relacionados à saúde das pessoas, certamente ganharão destaque e atrairão ainda mais clientes.

Sobre a sanitização

A sanitização deve ser realizada quando o ambiente está vazio para maior segurança de todos, já que são utilizados produtos químicos. Antes da aplicação, é preciso fazer uma limpeza geral de todas as superfícies, como chão, móveis, maçanetas, corrimão, interruptores de luz etc. A recomendação é que o procedimento seja feito com produtos que possuem quaternário de amônio devido a sua eficácia no combate à Covid-19.

Para a execução da sanitização, recomenda-se contratar uma empresa da área do controle de pragas que é especializada nesse tipo de serviço. E é muito importante que apenas profissionais habilitados realizem esse serviço, tendo em vista que a aplicação incorreta dos produtos pode ocasionar lesões na pele, no olho e irritação das vias respiratórias.

Benefícios da sanitização profissional

Além da segurança, os benefícios da contratação de uma empresa para a realização desse serviço são muitos, dentre eles vale citar a qualificação da equipe técnica; a garantia de que serão utilizados produtos químicos autorizados pela Anvisa e a certeza sobre a eficiência da sanitização. Também é importante mencionar que ao estabelecer um cronograma de aplicação, a academia terá a opção de escolher o dia e horário e, por consequência, trará vantagens financeiras como melhores preços e formas de pagamento.

Também é possível e vantajoso já estabelecer um contrato e verificar outros possíveis serviços oferecidos pela prestadora e que igualmente devem ser realizados em uma academia, como limpeza da caixa d’água, desinsetização, dentre outros.