O que os olhos não veem, o coração não sente, certo? Errado! Diversas pessoas acabam postergando a limpeza da caixa d’água ou até menosprezando a sua importância. Sabemos que por, muitas vezes, o reservatório estar em um lugar de mais difícil acesso e não estar à nossa vista o tempo todo, acabamos esquecendo de colocar este importante item no calendário de manutenção da casa ou condomínio.
Mas a sua higiene é fundamental par a saúde de todos! Por isso, hoje elencamos cinco itens para você verificar se não é o momento de agendar uma limpeza de caixa d’água o quanto antes!
1 – Sua caixa d’água não foi limpa nos últimos seis meses
Este é o primeiro ponto que denuncia o momento de limpar a caixa d’água: a periodicidade. O recomendado por especialistas e profissionais da área é que caixas d’água, reservatórios e cisternas sejam limpos pelo menos uma vez a cada seis meses, de forma a garantir uma água limpa, segura e saudável para todos os usos.
Então, se já faz mais de um semestre que a sua caixa d’água não vê uma limpeza, este é o momento de contratar o serviço!
Porém, é importante mencionar alguns aspectos que fazem com que esse período seja mais curto:
- Em casos de interrupções constantes no fornecimento de água;
- Ao observar corpos estranhos, animais ou qualquer alteração (cor e cheiro) no aspecto da água;
- Na desocupação do local por longos períodos;
- Em casos de enchentes.
Ao constatar um ou mais dos pontos elencados acima, também é momento de contratar a limpeza e higienização do seu reservatório de água, mesmo que dentro de um período menor que os seis meses recomendados.
2 – A época de chuvas já passou
Com a chegada do frio em nosso calendário, a época de maior incidência de chuvas fica para trás. Desta forma, é mais fácil, conveniente e previsível agendar a limpeza da caixa d’água, pois muitas vezes, o reservatório fica em locais abertos ou que demandam a abertura do telhado – serviço que acaba sendo postergado, interrompido ou atrapalhado pela chuva.
3 – Diminui os riscos de contrair doenças
Uma caixa d’água suja ajuda na transmissão de diversas doenças: cólera, hepatite A, amebíase e leptospirose, além de alergias, vômitos e diarreias. A água que recebemos das concessionárias pode ser potável, mas de nada adianta caso ela encontre em nossas casas e condomínios recipientes sujos e contaminados.
Além disso, com o passar o tempo, a caixa d’água vai acumulando detritos, podem surgir algas e micro-organismos nocivos à nossa saúde.
4 – Ajuda no combate ao mosquito da Dengue
Estamos em um momento crítico no combate ao mosquito Aedes Aegypti em todo o Brasil. Ter uma caixa d’água sem manutenção, aberta ou entreaberta é um prato cheio para a proliferação do mosquito transmissor.
Sendo assim, é responsabilidade de todos nós mantermos nossos reservatórios de água em perfeito estado e devidamente higienizados.
5 – Garante uma água limpa e saudável para todos
A água é o bem mais precioso para a saúde do ser humano. A utilizamos não apenas para beber e nos manter hidratados, mas também para tomar banho, limpar nossas casas, roupas e utensílios, cozinhar e dar de beber aos nossos animais de estimação.
Se em qualquer um desses usos a qualidade da água estiver comprometida, o produto final também estará. Sendo assim, é vital que possamos realizar todas essas atividades com uma água limpa, segura e de qualidade.
Ao contratar uma empresa prestadora de serviços de limpeza de caixas e reservatórios de água, observe os seguintes pontos:
- A empresa cumpre e segue normas de segurança do trabalho, especialmente a NR33 (Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados) e NR35 (Trabalho em Altura);
- A empresa usa produtos químicos adequados e autorizados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e realiza o correto descarte dos mesmos, de forma a não contaminar ou prejudicar o meio ambiente;
- A empresa realiza um relatório do reservatório, indicando as condições em que o mesmo se apresenta, indicando possíveis manutenções necessárias.
Desta forma, a sua caixa d’água estará não apenas limpa, mas igualmente protegida pelo trabalho de profissionais responsáveis e qualificados. Limpeza de caixa d’água é assunto sério e deve ser realizada apenas por empresa profissional!
Fontes / Referências:
NR 33 – SEGURANÇA E SAÚDE NOS TRABALHOS EM ESPAÇOS CONFINADOS – Governo Federal