>

3 sinais de que você precisa de dedetização urgente

Não é incomum uma mosca, mosquito e até mesmo uma formiga aparecer em casa. E justamente por serem aparições relativamente frequentes, a gente não dá bola. A preocupação começa mesmo quando surgem baratas, ratos, escorpiões, aranhas e assim por diante. E aí surge a dúvida: devo contratar uma empresa de desinsetização ou será algo passageiro? Para ajudá-lo a entender por que o procedimento se faz tão necessário, separamos algumas dicas que certamente esclarecerão suas dúvidas e de quebra você saberá o momento certo para buscar ajuda.

1)Quantidade grande e frequente de insetos em casa

Quando animais e insetos começam a aparecer, mesmo que vez ou outra, é um alerta de que estão em busca de alimento, água e abrigo. E o que pode facilitar essa busca? Deixar alimentos expostos, acumular sujeira, lixos destampados, material de construção empilhado, umidade, estruturas rachadas, entre outros. Construções e reformas, ainda que pequenas, também podem “abrir as portas” para essas pragas. Além disso, estamos na primavera, época em que essas criaturas indesejáveis se proliferam devido ao calor e umidade. Todas essas razões podem contribuir para que as pragas comecem a aparecer. E se nenhuma providência for tomada, facilmente formarão um ninho e uma colônia que dará início à infestação.

Caso as pragas já estejam aparecendo em maior número, certamente já existe uma infestação e você não percebeu. Nesses casos não há tempo a perder, a única solução é contratar uma empresa de controle de pragas para realizar o procedimento de forma emergencial. Apesar de os resultados serem bastante positivos, você ainda poderá se deparar com um inseto ou animal por alguns dias. Após a desinsetização, as pragas levam em média de 48 horas a duas semanas para desaparecer e parar de incomodar. Isso porque os produtos aplicados não são desenvolvidos para matar os insetos imediatamente, o objetivo é fazer com que a praga volte para o ninho e infecte a colônia para então morrer. Diante disso, é muito importante contratar uma empresa especializada e que utilize os produtos específicos para o controle de cada tipo de praga.

2) Tem animais de estimação

Não são só as pessoas que sofrem com as pragas urbanas, os pets também são atacados pelas formigas, pulgas, traças, carrapatos, aranhas, entre outros. A diferença é que eles não sabem se defender. Ou seja, cabe a você garantir a proteção do seu pet, já que as pragas urbanas transmitem inúmeras doenças. Exemplo disso é a leptospirose canina. Doença também muito perigosa para os seres humanos, que é transmitida pela urina do rato contaminado por uma bactéria que, em contato com lesões da pele ou mucosas dos animais domésticos, se hospeda na corrente sanguínea e pode ser fatal.

O carrapato é outra conhecida infestação que acomete os pets. Este parasita se alimenta do sangue dos animais de estimação, transmitindo principalmente duas doenças: erliquiose e babesiose. Ambas comprometem o sangue do animal e podem causar fraqueza, anemia, febre e perda de apetite.
Por isso, é tão importante que os donos de animais não criem condições para que as pragas cheguem às casas. E se você tiver jardim, seja em casa ou no condomínio, o cuidado deve ser redobrado. O convívio com a natureza pode esconder perigos para o seu melhor amigo. Muitas doenças originárias de pragas urbanas (insetos e roedores) podem estar presentes nessas áreas.

Vale explicar que a desinsetização não é prejudicial aos pets. Basta ter alguns cuidados como retirá-los do local algumas horas antes do procedimento e, após a realização, mantê-los isolados da área onde os produtos foram aplicados por 24 horas.

3) Não realiza o procedimento há mais de 6 meses

A desinsetização pode durar entre três a seis meses dependendo do tamanho do ambiente e do produto utilizado. Mas, assim como em qualquer outro tipo de procedimento, os produtos perdem sua eficácia com o tempo e precisam de uma nova aplicação para manter essas criaturas bem longe. É importante reforçar que mesmo sendo o método mais eficiente como forma de combate às pragas, a desinsetização deve ser adotada como prevenção para preservar o ambiente e evitar surpresas desagradáveis. Por isso, é recomendável fazer um contrato com uma empresa especializada e assim garantir que o procedimento seja realizado periodicamente.