>

Síndico: prepare o condomínio para as festas de fim de ano

Dezembro se aproxima e, com ele, as festas de fim de ano. Confraternizações, natal, ano novo, reuniões familiares, churrascos. Nessa época, tudo é motivo para se reunir. Com isso, as áreas comuns de lazer e convívio dos condomínios são muito mais utilizadas: salões de festas, churrasqueiras, piscinas, fornos de pizza… Sendo assim, o síndico precisa deixar o condomínio com tudo em dia!

Então, hoje vamos ver quais pontos precisam de atenção redobrada do síndico, seja ele gestor de um grande ou pequeno condomínio, nesta reta final de 2022.

Limpeza de caixa d’água do condomínio deve ser feita a cada seis meses

As caixas d’água e reservatórios de água do condomínio devem ser limpas uma vez a cada semestre, rigorosamente. Por “limpeza” muitos podem entender que pode ser uma atividade que qualquer pessoa pode realizar. Mas, muito pelo contrário. A limpeza de caixa d’água correta e adequada deve ser realizada somente por profissionais.

Ao contratar uma empresa especializada, o síndico receberá instruções de como orientar os moradores antes da limpeza e também sobre o que fazer para evitar o desperdício de água. Isso porque uma higienização sem planejamento ou de última hora implica na perda de toda a água acumulada! Além disso, os profissionais utilizam materiais e equipamentos adequados para a limpeza, que não geram a contaminação da água.

De nada adianta receber água tratada e, ao chegar no seu condomínio, ela encontrar um reservatório sujo. Água contaminada pode transmitir uma série de doenças, como hepatite, disenterias, amebíase, cólera, esquistossomose, febre tifoide, dentre outras. E, se tratando de um condomínio, onde moram dezenas ou centenas de pessoas, você pode imaginar o quão perigoso e impactante isso pode ser!

Sanitização também pode ser feita em condomínios

Infelizmente temos visto nos noticiários que os casos de Covid-19 têm aumentado, especialmente por conta da BQ.1, subvariante da Ômicron. Desde o início da pandemia, a sanitização tem se mostrado como uma das importantes ferramentas de combate ao coronavírus. E esse procedimento também pode e deve ser realizado nos condomínios.

A sanitização elimina vírus, ácaros, fungos, bactérias e outros microorganismos nocivos ao homem e é bastante recomendada em ambientes onde há uma maior circulação de pessoas. Dependendo do fluxo, pode ter periodicidade semanal, quinzenal ou mensal.

Controle de pragas no condomínio é fundamental

Ninguém quer fazer um churrasco ou dar uma festa no salão do prédio e se deparar com baratas, formigas, aranhas… e pior, ratos! É desagradável para quem recebe, para as visitas, para todo mundo! Além disso, essas pragas urbanas não são apenas asquerosas, elas contaminam nossos alimentos e transmitem doenças, muitas delas fatais!

Sendo assim, a dedetização e desratização devem estar sempre em dia no condomínio e são imprescindíveis nesta época, pois o volume de pessoas no condomínio é maior, com isso, gera-se mais resíduos, que são atrativos para as pragas urbanas – umas migalhas aqui, um refrigerante que caiu ali… são pratos cheios para os insetos! Também pode-se incluir aí o controle de pombos.

Todos estes serviços geralmente são realizados por uma mesma prestadora de serviços, popularmente chamada de dedetizadora. Mas não são processos iguais. Os profissionais irão avaliar caso a caso e utilizar ferramentas, técnicas e produtos adequados para cada tipo de problema e infestação. Pombos, abelhas e morcegos, por exemplo, não podem ser exterminados, pois são protegidos por leis ambientais. Ou seja, já percebeu que não pode contratar qualquer empresa, não é? Pois o manejo inadequado desses animais pode acarretar multas!

Então, síndico, não perca mais tempo e evite dores de cabeça! Contrate uma prestadora de serviços de confiança e deixe o seu condomínio pronto para as festas de fim de ano: com as caixas d’água devidamente limpas e higienizadas, com o coronavírus afastado e as pragas urbanas bem longe!

Fontes / Referências:

12 doenças de veiculação hídrica para você ficar atento – Saneamento em Pauta

Covid-19: Brasil registra 13.501 casos e 26 mortes em 24 horas – Agência Brasil