>

Saiba quais são os insetos mais comuns no verão

O verão é tempo de aproveitar a piscina, viajar, passear, fazer piquenique e… fugir dos insetos. Infelizmente, a estação preferida dos brasileiros é também a mais favorável para as pragas urbanas. Isso porque a umidade e as altas temperaturas são as condições ideais para a reprodução e consequente aumento das atividades desses pequenos e temidos invertebrados. Mas é possível se antecipar e evitar uma infestação.

As pragas urbanas mais comuns no verão

Esses insetos podem ser divididos entre dois grupos: vetores (que transmitem doenças) e venenosos. Os vetores mais conhecidos são o Aedes Aegypt (dengue, zika e chikungunya) e os Barbeiros (doença de chagas). As moscas e baratas são vetores mecânicos de doenças, ou seja, passam por ambientes contaminados e levam a doença para onde circulam, podendo causar problemas no sistema gastrointestinal se afetar órgãos como intestino, pâncreas, fígado e estômago.

As abelhas, vespas e formigas transmitem um veneno quando picam e podem provocar alergias bastante sérias e, dependendo do caso, até levar a pessoa a óbito – assim como aranhas, lagartas, escorpiões, animais peçonhentos que se reproduzem muito rápido e conseguem permanecer dentro de ambientes fechados, como uma residência.

Independentemente de serem insetos rasteiros ou voadores, é preciso cuidar para não oferecerem mais riscos – seja no verão ou em qualquer estação do ano.

Como se prevenir

Em muitos casos, quando os insetos começam a aparecer as pessoas tentam resolver o problema por conta própria, recorrendo a inseticidas de mercado ou soluções caseiras ineficientes que podem oferecer riscos à saúde e, ainda, aumentar a infestação. Por isso, é mais seguro contar com a ajuda de uma empresa especializada na eliminação de pragas para resolver o problema.

Vale ressaltar que as pragas urbanas conseguem facilmente viver perto do homem, seja em uma residência, condomínio, escritório, escola, clube, estabelecimentos comerciais etc. Qualquer lugar é suscetível a se tornar a morada de insetos e qualquer fresta pode servir de abrigo para elas: embaixo dos móveis, em armários sujos, livros antigos, materiais de construção, objetos, entre outros. E esse é o caminho para que elas se disseminem sem que ninguém perceba.

É por essa razão que a desinsetização é considerada a maneira mais eficaz para solucionar o problema, já que os profissionais da área são preparados para exterminar os insetos instalados em lugares pequenos e pouco prováveis para quem não entende do assunto.

Entenda as etapas da desinsetização

Para a realização do serviço, escolha sempre uma empresa que ofereça preços justos, seja certificada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, conte com uma equipe treinada e garanta a qualidade de seus serviços. Depois da contratação, a empresa deverá visitar o local e fazer uma avaliação para decidir qual a melhor técnica e os produtos mais indicados para executar o trabalho.

A desinsetização é um processo bastante simples e mais eficiente quando o local está limpo e organizado. Durante o procedimento, o espaço precisa estar vazio para evitar a exposição de pessoas e animais de estimação ao produto químico.

Após a aplicação, recomenda-se que o ambiente seja arejado e seco para o retorno das pessoas. O período mínimo é de três horas, mas o ideal é ficar longe o maior tempo possível, principalmente em caso de idosos, crianças e animais.

É importante lembrar que a desinsetização precisa ser realizada ao menos duas vezes ao ano para manter sua eficácia. Em condomínios está é uma das responsabilidades do gestor de facilities que não pode passar despercebida. Assim como em estabelecimentos que trabalham com alimentos, como bares, restaurantes e lanchonetes.

Em regiões onde a presença de insetos e animais é mais comum, deve ser avaliada a necessidade de realizar o procedimento mais vezes.

Manutenção diária

Agora que você já sabe o que fazer quando estiver com problemas com insetos, siga mais estas dicas para manter a eficiência da desinsetização não apenas no verão, mas em todas as épocas do ano:

  • Recolha o lixo e armazene-o corretamente;
  • Tampe frestas e buracos nos azulejos, muros e paredes, pois os insetos são capazes de entrar nas menores brechas;
  • Limpe com frequência os ralos e mantenha-os fechados;
  • Não deixe restos de comida no ambiente;
  • Não acumule entulhos;
  • Não deixe água parada;
  • Se necessário, instale telas nas janelas e portas.

Com estas dicas e uma desinsetização de qualidade, certamente o seu verão será muito mais tranquilo, saudável e prazeroso – longe dos insetos!

Fontes / Referências:

Pragas urbanas aumentam no verão. Saiba quais os riscos à saúde – Notícias R7