O problema que a capital francesa enfrenta com ratos e percevejos não é novidade, pois já se trata de um transtorno bastante antigo. Há muitos relatos de ruas, transporte público e apartamentos infestados por essas pragas urbanas, causando desespero e ansiedade em moradores e turistas e ameaçando o sucesso das Olimpíadas, que começam em 26 de julho de 2024 e duram até 11 de agosto de 2024.
Segundo pesquisas, entre 2017 e 2022, cerca de 11% das residências francesas tiveram problemas com percevejos. As dedetizadoras afirmam que as contratações de seus serviços dispararam, especialmente no setor de turismo, que tem alta preocupação com uma possível má reputação. Em 2023, foi constatado um aumento de 65% nas visitas de empresas de controle de pragas em comparação com o ano anterior, de acordo com a Câmara Sindical de Controle de Insetos da França.
Já com relação aos ratos, o desânimo é tanto que uma vereadora chegou a sugerir que as pessoas precisam aprender a conviver com esses pequenos animais, já que eles sempre serão um problema em Paris – a cidade é a quinta em infestação de ratos no mundo todo. Há mais ratos do que habitantes na capital francesa!
O que ratos e percevejos podem causar?
Percevejos são insetos da família Cimicidae, popularmente conhecidos como percevejos de cama. São parasitas que se alimentam de sangue, possuem cor castanho-avermelhado, corpo achatado e oval. No período diurno, se escondem em cortinas, aparelhos eletrônicos, próximo a camas ou mesas, dentro de gavetas, porta-retratos, rodapés, colchões, sofás, tapetes, dentre outros objetos. No período noturno é quando saem para se alimentar e são atraídos pelo calor do corpo humano.
Sua picada pode gerar grande incômodo, reações alérgicas, irritação edema e prurido, além de insônia. São presença comum em locais com alto fluxo de pessoas como hotéis, hospitais, aeroportos, dentre outros.
Já o rato pode transmitir cerca de 35 doenças ao ser humano, dentre elas: peste bubônica, tifo, salmonelose, leptospirose e hantavirose. As infecções se dão pelo contato com fezes ou urina dos ratos contaminados ou pelo contato com água e alimentos contaminados pelas secreções deles.
O que explica as infestações em Paris?
Entre as possíveis explicações para as infestações de ratos e percevejos está a temperatura e a crise climática que vivemos. Na região de Paris, houve um aumento de 4,5ºC e esse calor acelera o ciclo reprodutivo dos percevejos. Em temperaturas normais, os ovos desse inseto levam 10 dias para eclodirem, com o aumento esse tempo cai pela metade.
Outro fator agravante é o aumento do fluxo de pessoas, com uma alta chegada de turistas no país, que naturalmente já recebe muitos visitantes, mas vem vendo esse número crescer exponencialmente devido à chegada dos jogos olímpicos. Outras cidades como Londres e Sidney, também enfrentaram problemas parecidos quando sediaram as competições.
Importante mencionar que este pode vir a se tornar um problema global, já que a crise climática afeta todo o planeta.
Prevenção é a melhor forma de combate a ratos e percevejos
Você não precisa e não deve esperar que exista uma infestação no seu ambiente para começar a tomar uma atitude. A melhor forma de se manter livre destas e outras pragas urbanas é realizando a dedetização e desratização periódicas e preventivas.
Desta forma, você, sua família e seu patrimônio ficam seguros e protegidos. Se na França contratar uma dedetização é um serviço caro – o que acaba piorando a situação para a população, aqui no Brasil não é assim. Os serviços de dedetização são muito mais acessíveis do que você imagina e, quando realizados de forma preventiva, ou seja, para prevenir possíveis infestações, podem sair ainda mais em conta do que uma contratação emergencial.
Portanto, contrate uma empresa prestadora de serviços de dedetização hoje mesmo e proteja-se contra percevejos, ratos e outras pragas!
Fontes / Referências:
Infestação de percevejos provoca paranoia em Paris e ameaça Olimpíadas de 2024 – Gazeta Esportiva
Paris entra em guerra contra percevejos antes das Olimpíadas de 2024 – Gizmodo UOL
Com volta de turistas e Olimpíadas, ratos de Paris preocupam governo – UOL
Percevejos – Prefeitura de Ribeirão Preto
Paris está entre as cinco cidades mais infestadas de ratos do mundo – Sortir a Paris