A mosca é um inseto que causa bastante incômodo: geralmente aparece quando estamos nos alimentando, fica rodeando, é insistente e faz aquele barulho chato. Onde há moscas há sinal de problemas, de que algo não vai bem. E esse é justamente um de seus simbolismos: de que ali há energias paradas, negativas, indicando que deixamos coisas estagnadas e que precisam ser movimentadas.
Então ao se deparar com moscas, é bom verificar se não é preciso desentulhar ou fazer uma boa limpeza.
Mas e quando nos deparamos com moscas em um restaurante?
Quando se trata de um estabelecimento alimentício, o problema é redobrado. Moscas em restaurantes, lanchonetes e outros comércios do tipo significam seríssimos problemas: contaminação de alimentos, transmissão de doenças e poucos clientes, pois elas os afastam. Ou seja, também significam prejuízos, multa e até possíveis dores de cabeça com a vigilância sanitária.
A questão é que, assim como nós, as moscas também são atraídas por aquele delicioso cheirinho de comida sendo preparada. A mosca doméstica, por exemplo, é atraída por praticamente todos os tipos de alimentos. A mosca das frutas, como o próprio nome diz, é atraída pelas frutas, resíduos em fermentação e panos sujos (cuidado com os materiais de limpeza!). A mosca varejeira é atraída por carnes podres e em decomposição, o que é um péssimo sinal.
As moscas têm hábitos diurnos. Logo, é justamente nos horários em que as refeições são produzidas, que elas estarão circulando nas proximidades. Então, por mais que você esteja em um ambiente limpo, pode ser que uma delas seja atraída pelos odores.
Mesmo assim, se você tem um restaurante, lanchonete, cafeteria ou algum estabelecimento do tipo, não pode bobear com as moscas. Vamos ver a seguir o que você pode fazer para mantê-las bem longe do seu negócio.
Como manter as moscas longe do seu restaurante
Como dissemos, sempre é possível que uma mosquinha acabe entrando no seu estabelecimento. Mas há uma série de medidas que você deve tomar para evitar isso ao máximo. Elas estão relacionadas a alguns pontos de atenção:
- Limpeza: este item é fundamental e precisa ser seguido à risca. As moscas são atraídas por restos de comida, farelos, migalhas. É disso que sobrevivem: de restos. Se alimentam de carnes podres e vegetais e frutas em decomposição, e todo tipo de excremento. Então mantenha a limpeza e higiene do local em dia: do piso, aos utensílios e mobiliário, tudo deve ser higienizado constantemente.
- Lixo: os resíduos gerados por um restaurante são muitos e precisam ser manejados da forma correta. Os latões ou recipientes de lixo precisam ser higienizados periodicamente e devem estar sempre tampados. Este é um dos maiores atrativos para as moscas. Além disso, os resíduos devem ser retirados diariamente. Por isso, é sempre bom ficar de olho nos dias e horários dos caminhões de lixo de orgânicos e reciclados para não perder as coletas e acabar acumulando detritos desnecessariamente.
- Manutenção: seja um imóvel próprio ou alugado, a manutenção do espaço precisa estar em dia. Vede rachaduras e conserte tubulações, remova pontos de umidade, instale telas nas portas, janelas e ralos – elas ajudam a barrar a entrada das moscas.
- Armadilhas luminosas: sua instalação emite uma luz ultravioleta que atrai os insetos, especialmente as moscas, e as captura. Há locais que alugam esse tipo de equipamento.
- Cortinas de ar: ao serem instaladas na porta de entrada dos estabelecimentos, emitem um jato de ar contínuo que acaba barrando a entrada das moscas.
- Desinsetização: o controle de pragas é fundamental para manter afastadas não apenas as moscas, mas também baratas, mosquitos, formigas e outros insetos altamente prejudiciais para um restaurante. No setor de alimentos, esse procedimento deve ser realizado mensalmente por uma empresa especializada. Os profissionais saberão quais produtos utilizar e as técnicas de aplicação, já que se trata de um local de manipulação de alimentos – então a atenção deve ser redobrada.
Como você pôde perceber, as moscas podem entrar em qualquer ambiente pois, além de tudo, são muito rápidas. Porém, precisamos fazer a nossa parte para mantê-las afastadas – afinal elas carregam mais de 300 tipos de bactérias e com isso podem transmitir doenças sérias, como miíase (infestação por larvas), infecções intestinais, pneumonias e muitas outras. Então, siga os pontos acima e dê especial atenção à contratação de uma dedetizadora de qualidade no mercado.
Desta forma, você manterá as moscas afastadas e a casa sempre cheia – de clientes, e não de insetos indesejados.
Fontes / Referências:
5 doenças transmitidas pelas moscas e o que fazer – Tua Saúde
Moscas em Casa: Qual o seu Significado Espiritual? – Luz dos Anjos