>

Pragas urbanas no inverno

O inverno chegou! E com ele, a crença de muitas pessoas que acreditam que esta é uma estação livre das pragas urbanas. Podemos dizer que esta afirmação é praticamente um mito. Na realidade, as pragas urbanas estão por aí durante todo o ano, em todas as quatro estações mas, de fato, nos deparamos com elas bem menos durante o tempo frio. Por que será?

De início, já vamos adiantar: não podemos descuidar no combate aos insetos durante o inverno! Esta época pode ser uma grande aliada na missão de manter as pragas urbanas afastadas. Mas hoje vamos entender por quais motivos elas aparecem em menor quantidade e frequência nesse período.

Inverno é momento da diapausa

Nos períodos mais quentes do ano, acabamos nos deparando mais com as pragas urbanas por este ser o seu período de reprodução. Durante o outono e inverno, acontece o que chamamos de diapausa, um processo semelhante à hibernação. O metabolismo dos insetos diminui, com o objetivo de conservar energia a ser utilizada futuramente. Sendo assim, eles precisam consumir menos recursos e podem passar mais tempo escondidos em seus abrigos, esperando que as condições ambientais voltem a ser mais favoráveis.

É por conta da diapausa que acabamos nos deparando com menor frequência com as pragas urbanas durante o inverno. Elas não passam o tempo todo dormindo, apenas estão com sua atividade reduzida, o que nos dá a impressão errônea de que deixam de existir nos períodos mais frios. Porém, elas estão escondidas e de vez em quando damos de cara com alguma delas que resolveu sair da toca. Estão apenas esperando que o clima volte a esquentar para dar início às suas atividades de reprodução.

Inverno é fundamental para o combate às pragas urbanas

Sendo assim, fazer a desinsetização nos períodos de outono e inverno é ainda mais importante. Afinal, como os insetos estão menos ativos e há menos infestações, o controle pode ser muito mais eficaz. Ou seja, o inverno é o momento perfeito para medidas preventivas de combate às pragas urbanas.

Se você descuidou da dedetização no inverno, a proliferação das pragas urbanas vai voltar com força total quando as temperaturas começarem a subir – e você pode se deparar com infestações muito piores, acarretando em maiores prejuízos.

Medidas preventivas para o inverno

Além de manter a desinsetização dentro do seu cronograma o ano inteiro (no mínimo uma vez a cada 90 dias, a depender do ambiente em questão), há outras medidas simples que você pode adotar para manter o seu espaço livre de insetos nas estações mais frias:

  • Mantenha o jardim livre de folhas e sujeira e com a grama aparada;
  • Mantenha vasos de plantas limpos e sem acúmulo de água (apesar de menos provável no inverno, ainda assim podem ocorrer focos do mosquito Aedes Aegypti);
  • Limpe calhas para evitar acúmulo de folhas e água;
  • Repare frestas e infiltrações;
  • Fique sempre de olho em móveis e outras peças de madeira, a fim de identificar a presença de cupins;
  • Evite o acúmulo de entulho e restos de materiais de construção;
  • Acondicione o lixo corretamente – evite o acúmulo e mantenha sempre tampado;
  • Mantenha a higiene da cozinha e os alimentos sempre em boas condições de armazenamento.



Com estas medidas e mantendo a sua desinsetização em dia – realizada por uma empresa prestadora de serviços de confiança, é claro – você, sua família, seus condôminos e funcionários estarão livres das pragas urbanas durante todas as quatro estações.

Fontes/Referências:

RISCO DAS PRAGAS NÃO DIMINUI NO INVERNO – APRAG

Diapausa – Infoescola