>

Pragas urbanas: desafio para as mamães!

Para a maioria das mulheres que se tornam mães, os filhos passam a ser sua prioridade número um. A entrega é completa e os cuidados com a família ocupam boa parte do tempo. E quando se trata da saúde e bem-estar daqueles que elas mais amam, a atenção é redobrada! Por isso, o tema pragas urbanas é bastante preocupante para as mamães, especialmente para aquelas cujos filhos são alérgicos a picadas ou já viveram uma experiência traumatizante.

Quais pragas urbanas devem ser motivo de preocupação para as mães?

São consideradas pragas urbanas as baratas, ratos, pernilongos, moscas, abelhas, escorpiões, carrapatos, pombos, morcegos, formigas, entre outros. Todos são transmissores de doenças e a maioria com causas gravíssimas se não tratadas a tempo, inclusive com risco de morte. Em geral, essas pragas se proliferam nas estações mais quentes, mas isso não as impede de aparecer também no outono e inverno.

Em outras palavras, as mamães têm que fazer plantão para proteger seus filhotes, especialmente quando são pequenos e ainda não sabem se defender. Nesta fase, basta uma única picada de uma abelha ou marimbondo, por exemplo, para desencadear o quadro alérgico (se for o caso) e não são raras as vezes em que, além da lesão que se forma no local da picada, o organismo reage com mais lesões que até se parecem com outras picadas.

As formigas, assim como as espécies acima, também têm potencial para provocar reações mais preocupantes. E, mesmo que a criança não seja alérgica, é importante ficar de olho porque a sensibilidade à picada de formiga pode aparecer com o tempo. Quem já pisou em um formigueiro quando pequeno sabe o quanto dói!

Cuidado com pragas urbanas se estende a toda a família

Mas a preocupação das mamães com as pragas urbanas não se restringe às crianças e bebês. Isso porque elas sabem que esses insetos e animais também podem transmitir doenças bastante sérias aos adultos. Exemplo disso é a barata, uma praga bastante persistente e perigosa pela quantidade de doenças e bactérias que carrega em seu corpo. Apesar de ser um inseto pequeno, pode carregar mais de 33 tipos diferentes de bactérias e parasitas, que podem causar, principalmente, intoxicação alimentar, desidratação, asma e alergias.

Escorpiões, pombas, morcegos e ratos igualmente geram bastante preocupação, já que podem transmitir doenças como cegueira; infecções no cérebro, pulmões e intestinos; toxoplasmose; raiva; histoplasmose; ataque cardíaco; e, no caso do escorpião, o veneno pode ser fatal.

Prevenção é chave para evitar o aparecimento das pragas urbanas

Algumas condições externas podem fazer com que esses as pragas urbanas apareçam com maior frequência. Uma delas é a temperatura quente, mas também atraem esses invasores indesejáveis a falta de higienização e ambientes que propiciam a criação de ninhos, por conterem, entre outras coisas: entulhos, materiais de construção, lixo acumulado, frestas e buracos nas paredes e chão, alimentos mal armazenados e fácil acesso à água.

Claro que nem sempre dá para impedir uma abelha de cruzar o seu caminho, mas pelo menos pernilongos, baratas, carrapatos e ratos podem ser mantidos bem longe da família por meio da desinsetização.

O procedimento é o único realmente eficiente no controle de pragas e seguro para humanos e pets (siga as orientações da desinsetizadora). Pode ser realizado em qualquer ambiente, inclusive residências e os moradores precisam deixar o local apenas por algumas horas para a realização do procedimento, ou seja, não atrapalha a rotina da casa.

Mas para que a desinsetização seja realmente eficaz é preciso contar com o suporte de uma empresa especializada e de qualidade para que a aplicação seja executada por profissionais experientes e preparados para utilizar as técnicas adequadas de acordo com cada tipo de espécie e intensidade da infestação.

Mamães: contem com a dedetização como aliada!

Ah, e as mamães podem ficar tranquilas, todos os procedimentos são realizados com equipamentos de segurança individuais e coletivos (quando necessário) e somente os produtos químicos autorizados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e instituições competentes são utilizados na desinsetização. 

Assim, é possível garantir a eficiência do serviço e proteger toda a família contra os perigos das pragas. Consequentemente, as mamães poderão ter mais tempo de qualidade com toda a família.

Fica aqui o Feliz Dia das Mães de toda a equipe da Insetkan para essas mulheres que não medem esforços para cuidar de suas famílias!

Fontes / Referências:

Estudo prova que mães passam mais de 1400 horas preocupadas com a saúde dos filhos – Revista Pais e Filhos