>

Pragas do outono: saiba como manter esses vetores afastados!

Após meses com a temperatura bastante elevada, é chegada a hora de se despedir do verão e dar as boas-vindas ao outono. Com a mudança de estação e a chegada do frio, a tendência é que a gente busque por lugares quentes e aconchegantes. E com insetos e outras pragas não é diferente! Assim como nós, eles procuram por ambientes quentes e secos para se proteger do frio.

As pragas mais comuns nesta época do ano são os ratos, ratazanas, baratas, aranhas, pulgas, percevejos, vespas e aves. Com as temperaturas mais baixas, a maioria delas entra em uma espécie de hibernação. O organismo diminui o ritmo e as colônias deixam de se espalhar tão rapidamente.

Atenção aos locais que servem de abrigo

É por isso que as pragas começam a procurar abrigo em qualquer lugar que lhes pareça confiável, dentre eles, com maior frequência, vale citar os estabelecimentos comerciais, indústrias e residências. Isso porque elas não são capazes de diferenciar os materiais de construção, ou seja, uma parede ou uma árvore oferecem as mesmas vantagens sob a ótica dos insetos. Ganha o lugar que for mais quente e seco. Pequenos animais como ratos e ratazanas conseguem se esconder com muita facilidade dentro de armários e embaixo de móveis.

Nesse sentido, fendas nas paredes e no assoalho, sótão e porão, dormitórios pouco utilizados, garagem, buracos, canos, calhas e depósitos (principalmente de alimentos) são alguns dos lugares que as pragas podem considerar seguros para hibernar durante o outono. Elas podem se reunir em colônias com milhares da mesma espécie e assim permanecer durante toda a temporada de inverno, aguardando até que chegue o seu período de reprodução – que acontecerá na primavera.

Desinsetização é fundamental nesta época

E por isso é muito importante aproveitar esta fase do outono para desinsetizar o ambiente. O procedimento eliminará focos de infestação e impedirá a chegada de novas colônias, devendo ser realizado em residências, edificações, instituições de ensino, indústrias, estabelecimentos comerciais, entre outros.

É importante explicar que a desinsetização deve ser realizada por uma empresa especializada para garantir que o procedimento seja feito com os equipamentos de proteção necessários para a segurança de todos e com os produtos químicos cuja eficácia foi atestada pelas autoridades competentes. Além disso, somente profissionais treinados e com experiência conhecem as técnicas corretas para encontrar os ninhos e eliminar as diferentes espécies de pragas.

Em geral, a vida útil de uma desinsetização tem duração de três a seis meses, podendo variar de acordo com o tamanho do ambiente, nível de infestação e cuidados tomados para sua manutenção. Recomenda-se que seja elaborado um cronograma de aplicação para que o controle de pragas seja eficiente durante todo o ano.

Se ainda restar dúvidas sobre a capacidade dos insetos e pequenos animais de se manterem em pequenos espaços durante este período migratório que é o outono, lembre-se: as pragas urbanas se adaptam com muita facilidade a espaços próximos aos seres humanos, basta que o ambiente tenha boa oferta de alimentos e os “proteja” das intempéries.

Dia a dia

Em todas as quatro estações, a prevenção é sempre o melhor caminho para evitar a invasão das pragas urbanas, por isso é importante seguir as dicas abaixo e ficar alerta a qualquer sinal de invasão e/ou infestação.

  • Mantenha os ambientes limpos e organizados;
  • Mantenha as lixeiras bem fechadas e descarte o lixo corretamente;
  • Não deixe água parada;
  • Substitua todas as telhas quebradas;
  • Verifique fissuras e rachaduras em volta de portas e janelas;
  • Tampe com cimento buracos e qualquer lugar que possa servir de porta de entrada para os insetos;
  • Inspecione com frequência porão, sótão e telhado;
  • Verifique periodicamente canos e calhas, removendo quaisquer obstáculos como folhas e pedras – qualquer coisa que possa obstruir a passagem pode servir de abrigo para as pragas urbanas;
  • Armazene tudo o que puder em caixas de plástico;
  • Não deixe alimentos fora do armário e guarde-os em recipientes bem vedados;
  • Não deixe ração de animais em locais acessíveis, especialmente à noite;
  • Faça a manutenção do jardim. Lembre-se, arbustos, relvas e árvores são lugares bem propícios para as pragas urbanas.

Fontes / Referências:

Pragas urbanas: como combatê-las no outono – Syngenta Global