>

Mitos e verdades sobre inseticidas caseiros

A internet está repleta de receitas caseiras para dar fim às pragas urbanas, seja na forma de repelentes ou inseticidas. Há para todos os gostos, bolsos e situações, das mais básicas às mais elaboradas. Mas a questão é: será que essas fórmulas funcionam? É isso o que vamos descobrir hoje.

Famosos inseticidas caseiros

Entre as receitas mais populares e facilmente encontradas, estão:

  • Limão com cravo para afastar moscas, mosquitos e formigas;
  • Usar casca de limão e laranja no lugar do refil do repelente elétrico;
  • Usar óleo de citronela, lavanda e outros como repelente de mosquitos;
  • Ingerir vitaminas do complexo B para ajudar a evitar picadas de mosquitos;
  • Passar álcool com cravo para evitar formigas;
  • Espalhar bicarbonato de sódio com açúcar pela casa para afastar baratas;
  • Colocar folhas de louro nas gavetas para evitar traças, baratas e formigas;
  • Borrifar óleo de lavanda com água ou espalhar chumaços de algodão com óleo de alecrim para evitar a entrada de baratas;
  • Colocar talco nas tomadas para afastar formigas e baratas;
  • Vinagre em todos os lugares para afastar todas as pragas urbanas!

Parece muito atrativo tentar não apenas uma, mas todas essas ideias, pois envolvem materiais de baixo custo e são bastante fáceis de serem executadas. Porém, segundo especialistas, é importante evitar o uso dessas receitas caseiras, pois não possuem eficácia comprovada. Não há evidências científicas sobre o uso e eficácia dessas receitas. Ou seja, todas são mitos!

Além disso, algumas podem ser muito perigosas, como espalhar talco nas tomadas ou colocar cascas de frutas nos repelentes elétricos. Não faça isso! Tudo o que envolve eletricidade é extremamente perigoso e não há recomendação alguma para realizar isso.

Outro ponto de perigo é que esses óleos devem ser manipulados com cuidado, pois são extremamente concentrados. Muitas dessas substâncias citadas podem até acabar causando intoxicações em pessoas ou animais de estimação, manchar pisos, tecidos, móveis… já imaginou o perigo e o prejuízo? É o famoso barato que sai caro.

Mesmo que essas substâncias sejam encontradas em inseticidas e repelentes industriais, que são comprovadamente eficazes, não quer dizer que irão funcionar na sua receita caseira. Eles são utilizados em combinações e quantidades específicas e muito testados para chegar a um produto final.

Inseticidas e repelentes caseiros são paliativos, podem até funcionar com uma ou outra barata, para sumir com meia dúzia de formigas e mosquitos por um curto período de tempo. Mas é apenas isso.

Então, o que fazer?

Para atuar na raiz do problema e resolver uma infestação de maneira eficiente, só com produtos e expertise profissionais. E isso você garante contratando uma prestadora de serviços de qualidade e confiança.

Caso esse tipo de receita caseira funcionasse, certamente não teríamos as empresas profissionais em controle de vetores e pragas urbanas. Elas possuem profissionais com formação na área, treinados em segurança do trabalho, munidos de equipamentos de proteção e ferramentas para aplicar produtos autorizados pela vigilância sanitária e Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Então, a verdade é que contra as pragas urbanas, contrate uma dedetizadora o quanto antes! Dessa forma você fica seguro e economiza tempo e dinheiro.

Fontes / Referências:

Repelentes caseiros funcionam contra o mosquito da dengue? Médicas respondem – CNN Brasil

Aprenda receitas para evitar barata, formiga e mosquito em casa – G1