>

Lagartixas: Aliadas ou Inimigas? O Que Você Precisa Saber Antes de Contratar um Serviço de Dedetização

Hoje vamos abordar um tópico que gera muitas dúvidas e ligações para empresas de dedetização: as lagartixas são pragas urbanas ou aliadas no controle de insetos? Vamos desmistificar esse assunto.

Por que as lagartixas não são pragas urbanas?

Há pessoas que ao se depararem com uma ou mais lagartixas acabam solicitando um serviço de dedetização para esse fim. Porém, isto não é realizado, pois esse pequeno réptil não apresenta risco algum para o ser humano. É um animal que não nos traz nenhum malefício, mas sim benefícios.

Isso porque as lagartixas são grandes controladoras de pragas urbanas, pois se alimentam de diversos insetos e pragas, entre elas moscas, mosquitos, aranhas, formigas, besouros, traças e até baratas e pequenos escorpiões. Elas possuem grande importância ecológica e podem abocanhar centenas de insetos em apenas uma noite!

Características únicas das lagartixas

Também são chamadas de lagartixa-doméstica-tropical ou lagartixa-de-parede, possuem hábitos noturnos e gostam de lugares úmidos. Vivem entre dois e cinco anos e colocam até dois ovos por ninhada – que demoram de 40 a 80 dias para eclodirem (motivo pelo qual não existe uma infestação de lagartixas). Suas cores vão do branco ao marrom e muitas vezes são até um pouco transparentes.

Não transmitem doenças, não nos atacam (veja apenas uma observação mais ao final do texto com relação aos pets) e não são venenosas. Pelo contrário, são ariscas e ao nos verem (ou a um predador), se escondem ou ficam imóveis, esperando que não sejam vistas.

Uma curiosidade muito interessante é que as lagartixas possuem a capacidade de soltar o seu rabo. É isso mesmo. Pode ser que ao você tentar pegá-la, ela acabe soltando o seu rabo para escapar, e, mais tarde o rabo crescerá novamente devido à sua capacidade de regeneração. Isso confunde os predadores – inclusive é comum – por mais estranho que pareça, o rabo solto ficar pulando ou se mexendo. Este fenômeno leva o nome de autotomia caudal.

Outro ponto interessante sobre as lagartixas são os “adesivos” que possuem nas pontas dos dedos, que permitem que elas escalem as mais variadas superfícies, inclusive vidros.

Encontrei lagartixas, e agora?

Por mais que as lagartixas sejam nossas aliadas, é claro que é necessário manter a higiene, afinal, elas andam por muitos lugares sujos. Então, nada de deixá-las entrarem em suas gavetas, passar por frutas, utensílios domésticos etc.

Caso você esteja encontrando muitas lagartixas no seu ambiente, pode ser que elas estejam se deparando com uma grande quantidade de alimento no seu espaço: insetos e pragas urbanas! Portanto, pode estar na hora de fazer uma boa dedetização. Com isso, as lagartixas provavelmente irão buscar outro lugar com mais alimento para se alojarem. Mas encontrar algumas é normal, não se preocupe.

Cuidado com os gatos

Gatos adoram qualquer coisa que se mexa e isso inclui as lagartixas. É comum que eles fiquem curiosos e queiram pegá-las ou até comê-las, o que não é recomendado. Assim como os demais répteis, ela pode transmitir salmonela e a doença da lagartixa ou platinosomose, com ocorrência mais comum em gatos.

A lagartixa, se estiver hospedando o parasita, pode contaminar o gato ao ser atacada ou ingerida. Além disso, ao se sentir ameaçada, ela pode morder! Nisso, o gato se tornará hospedeiro do parasita, que pode atacar fígado, vesícula, pâncreas, pulmões e intestino e causar sintomas como vômito, falta de apetite, diarreia e perda de peso. Geralmente o tratamento é realizado com vermífugos ou antibióticos, mas é sempre importante consultar um médico veterinário.

Portanto, melhor prevenir e deixar gatos e lagartixas longe um do outro! E para que sua casa não seja um banquete para as lagartixas, realize a sua dedetização periodicamente, com uma empresa de confiança e qualidade. Oferecemos serviços especializados para manter seu ambiente seguro e livre de pragas.

Fontes / Referências:

Lagartixa morde? Descubra tudo sobre! – Petz

Lagartixas: elas protegem sua casa contra insetos, aranhas e escorpiões – Notisul