>

Infestação de pragas no verão: saiba como resolver

Os brasileiros adoram o verão e não é por acaso. A estação está associada à diversão, praia, calor, viagem e férias. O único problema é que o verão é também a estação preferida das pragas urbanas, já que os fatores naturais (umidade e altas temperaturas) são altamente propícios para a sua proliferação. Nesse sentido, é importante ficar atento ao surgimento de insetos e pequenos animais, principalmente, ratos, baratas, aranhas e escorpiões, que são algumas das pragas mais comuns nesta temporada e que oferecem riscos às pessoas.

Vetores X Venenosos

Os insetos podem ser divididos entre vetores (que transmitem doenças) e venenosos. Ratos e baratas são vetores mecânicos de doenças, ou seja, eles passam por ambientes contaminados e levam a doença para onde circulam, podendo causar problemas no sistema gastrointestinal ao afetar órgãos como intestino, pâncreas, fígado e estômago. Já as aranhas e escorpiões transmitem seu veneno quando picam e podem provocar alergias bastante sérias e, em alguns casos, até mesmo levar à morte.

De forma geral, todas as pragas urbanas (cupins, mosca, traças, formigas, pombas, morcegos etc) são vetores de doenças que, além do mal estar como dor, febre e outras sintomas, podem causar complicações sérias e irreversíveis.

Ações preventivas

Por isso, é muito importante redobrar a atenção e intensificar as ações preventivas para impedir a entrada e permanência desses invasores. Dentre elas se destacam:

  • recolher o lixo e mantê-lo fechado;
  • tapar frestas e buracos em azulejos, muros e paredes para impedir que sirvam de abrigo;
  • limpar com frequência os ralos;
  • não deixar restos de comida espalhados pela casa;
  • não acumular entulho em quintais, jardins e terrenos;
  • instalar telas nas janelas e portas;
  • não deixar água parada;
  • fazer a desinsetização/desratização periodicamente e com uma empresa profissional.

A importância da desinsetização

Aliás, é importante dar especial atenção ao último tópico. Com o aumento habitual das pragas nesta época do ano, as pessoas tendem a querer resolver o problema por conta própria. Na maioria das vezes, recorrendo a ações ineficientes e com consequências para a saúde devido à composição dos produtos utilizados e pela falta de conhecimento para aplicá-los.

É importante ter em mente que somente a contratação de empresas legalizadas assegurará a eficiência do procedimento. Isso porque os profissionais são preparados para fazer a identificação correta do tipo de praga que está ocasionando o problema e, também, para escolher o melhor método e produtos para acabar com a infestação.

Lembre-se, a desinsetização é o processo mais eficaz para prevenir e acabar com a infestação de insetos. E o ideal é realizar o procedimento periodicamente. Em caso de edificações, recomenda-se que o síndico, ou o profissional responsável pela gestão de facilities, siga à risca o cronograma de aplicações. Isso garante a proteção do local e evita eventuais problemas com infestações, tendo em vista que a saúde e segurança dos moradores é responsabilidade do condomínio. Já as empresas, estabelecimentos comerciais e residências devem realizar o procedimento a cada seis meses.    

Técnicas profissionais

Os métodos mais utilizados pelas empresas de desinsetização são:

  • Pó químico, que é utilizado no controle de pragas, principalmente de baratas;
  • Pulverização, que é aplicada por meio de um jato e nos locais onde há possíveis focos para a proliferação dos vetores;
  • Inseticida, que é capaz de penetrar em frestas; e
  • Gel, uma das técnicas mais utilizadas por não ter cheiro, não manchar e não exalar gases tóxicos, o que permite que seja aplicado em qualquer ambiente, mesmo nos mais sensíveis.

Após a desinsetização, as pragas levam cerca de dois dias a duas semanas para desaparecerem por completo, uma vez que os produtos reagem, propositalmente, de forma lenta no seu organismo. Assim, antes de morrer, o inseto ou animal que ingerir o produto aplicado infecta toda a colônia ao retornar para o ninho. Além disso, provoca a contaminação de outros animais que se alimentam do seu corpo.

Bem, agora que está clara a importância de contratar uma empresa especializada para fazer o procedimento de eliminação das pragas, siga essas dicas e aproveite o verão!

Fontes / Referências:

Infestações de pragas urbanas aumentam no Verão – Aprag

Pragas urbanas aumentam no verão. Saiba quais os riscos à saúde – R7

Infestações de pragas urbanas aumentam no verão – ABC do ABC