Junho é um dos meses preferidos dos brasileiros, por conta das nossas queridas Festas Juninas. Quentão, vinho quente, bolo de milho, canjica, pamonha e muitos outros quitutes são os grandes atrativos desses eventos, além das brincadeiras, música típica e as danças de quadrilha.
Seja no clube, na escola, no condomínio, na rua ou nas praças, o importante é participar e se deliciar! Porém, este também é um momento de alta manipulação de alimentos nesses locais, o que nos acende o alerta das pragas urbanas. Sim, infelizmente as pragas urbanas não nos dão trégua nem nas épocas de temperaturas mais baixas, então vamos ver como manter as nossas festas seguras e esses visitantes inconvenientes bem longe!
Manipulação de alimentos atrai pragas urbanas
Um dos quatro As que atrai as pragas urbanas é Alimento (além de Abrigo, Água e Acesso). E com as festividades das Festas Juninas temos diversas barraquinhas de comidas e bebidas, muitas vezes montadas em locais de certa forma inusitados, como nos pátios das escolas, nas praças e até nas ruas ou espaços de uso comum dos condomínios.
Sendo assim, caso não seja tomado o devido cuidado, esses eventos podem acabar se tornando grandes atrativos não apenas de público, mas também de participantes indesejados, como ratos, baratas, pombos, formigas, moscas e demais pragas urbanas.
Portanto, mantenha sempre a higiene do local, antes e após as festividades, preze pela correta manipulação dos alimentos e bebidas e também do lixo. Esse tipo de evento também gera uma enorme quantidade de resíduo, que se não for devidamente acondicionado e descartado, se torna outro atrativo desses insetos e pequenos animais. O lixo deve estar sempre bem tampado e em local adequado, evitando acúmulo desnecessário.
Até cupins são ponto de atenção
Caso você contrate uma festa junina para o seu condomínio, por exemplo, preste atenção até no material do qual são feitas as barraquinhas. Caso sejam de madeira, cuidado com os cupins, que mesmo em época de outono/inverno podem ser trazidos de fora para dentro do seu espaço e trazer muito prejuízo e dor de cabeça!
A melhor forma de se precaver e manter a segurança é mantendo a desinsetização e descupinização em dia. Dessa forma, você fica protegido antes, durante e após as festividades e não deixa de curtir os bons momentos que elas proporcionam, sem preocupações. Geralmente, a periodicidade recomendada é uma vez a cada seis meses, mas isso depende do ambiente em questão. Consulte um profissional da área para receber a informação e orientação adequada.
Dicas para manter as pragas urbanas afastadas nas Festas Juninas
- Siga as boas práticas de manipulação de alimentos.
- Atenção às sobras e conservação adequada desses alimentos.
- Mantenha o lixo em local adequado e higienizado.
- Prefira lixeiras de materiais fáceis de higienizar.
- Mantenha as lixeiras sempre bem tampadas.
- Separe resíduos orgânicos de recicláveis (lixo seco).
- Não jogue alimentos para os pombos.
- Prefira barraquinhas de materiais como metais ou plásticos.
- Tenha sua desinsetização e descupinização em dia.
- Realize esses serviços com empresas especializadas e de confiança.