Os cupins são o terror de quem possui móveis de madeira. Eles agem de forma silenciosa e só nos damos conta quando já visualizamos aquele temido “pozinho” por perto. Normalmente, é o primeiro sinal de que esses insetos já estão destruindo o seu móvel ou até a estrutura da casa.
O fato de o cupim agir sorrateiramente faz com que a maioria das pessoas ignore os sinais e a sua capacidade de destruição, mas, acredite: os prejuízos financeiros causados por eles são bastante altos. Há casos em que o problema foi tão grave, que houve perda total do imóvel.
Perigo silencioso
Os cupins são pragas urbanas que gostam de umidade, calor, escuridão e celulose. No Brasil, três espécies causam mais prejuízos: o cupim de madeira seca, o cupim arbóreo e o cupim subterrâneo (solo, alvenaria e concreto), sendo o último o mais perigoso pela dificuldade de controlá-lo. Eles se encontram em revoadas e ao entrarem uma parede rapidamente formam um ninho.
Costumam aparecer mais nas estações quentes, mas não se iluda: durante o clima frio eles não morrem, apenas estão protegidos nos abrigos. E mesmo com um pouco menos de energia, buscam por alimento e, apesar da madeira ser sua refeição preferida, também se alimentam de celulose: livros, carpetes, papel, estruturas, roupas, sapatos, embalagens, entre muitos outros itens. Ou seja, eles comem praticamente de tudo. Mas é claro que a madeira continua sendo sua principal fonte de energia e alimento.
Madeiras mais resistentes
Por isso, é importante saber que existem sim algumas madeiras mais resistentes ao ataque dessa praga, dentre elas: peroba-do-campo, ipê, pau-ferro, imbuia, peroba-rosa, jacarandá, maçaranduba, aroeira e copaíba. Esses tipos de madeira possuem alta densidade pela presença de resinas repelentes aos cupins e são utilizadas para muitas finalidades. Há também alguns materiais, como o compensado, que recebem proteção contra cupins já no processo de fabricação.
Outra dica, além de utilizar as madeiras já tratadas, é proteger a madeira com tintas, vernizes ou outras coberturas apropriadas para vedar frestas e rachaduras e assim eliminar qualquer brecha que possa servir de entrada para os cupins.
Descupinização é a melhor solução
Os cupins são bastante ágeis e pela grande oferta de comida, podem se instalar facilmente em qualquer lugar. Quando a infestação já é uma realidade, não adianta se desfazer das peças de madeira, já que os insetos continuarão no ambiente e, em pouco tempo, estarão infestando outras partes do imóvel.
A única maneira de erradicar os cupins é contratando profissionais treinados para descupinizar o local. É muito importante que a empresa contratada seja certificada por instituições como Anvisa (Vigilância Sanitária), CRQ (Conselho Regional de Química) e INEA (Instituto Estadual do Ambiente). Estas instituições asseguram que a empresa utiliza os produtos químicos corretos para o procedimento e que utiliza os equipamentos de proteção necessários para a segurança dos profissionais e demais pessoas.
Outra vantagem da contratação é que os profissionais são treinados para encontrar os ninhos mesmo nos lugares mais difíceis; além disso, são capacitados para escolher a melhor técnica e melhores produtos para cada tipo de ambiente e tamanho da infestação.
Quando se trata de cupins, prevenir é sempre melhor que remediar
Lembre-se de que o procedimento é eficiente não apenas no combate aos cupins, mas principalmente na prevenção, para evitar que eles apareçam. Vale mencionar, ainda, algumas outras medidas preventivas:
- Não estocar madeira e seus derivados;
- Vistoriar periodicamente e com bastante atenção rodapés, janelas, móveis (inclusive arrastando para verificar o fundo), forros e demais estruturas;
- Não acumular caixotes e objetos de madeira, principalmente em locais úmidos;
- Fazer a manutenção do jardim, porque árvores e raízes podem servir de alimento e abrigo para os cupins.
Também é recomendável estabelecer um cronograma anual de descupinização. Esta ação, junto às medidas de prevenção citadas, garantirá que sua casa – ou seu condomínio, escritório, estabelecimento comercial – esteja segura de infestações.
Fontes/Referências:
Cuidados simples ajudam a evitar infestações de cupim dentro
de casa – G1Quais são as madeiras mais resistentes aos ataques de cupins?
– Casa Abril