Os cupins podem causar danos significativos à sua propriedade, de altas proporções, colocando, inclusive, a parte estrutural em perigo. Este é um invasor silencioso, por isso não podemos bobear quando se trata de cupins!
A maneira mais eficiente para combater os cupins, seja de forma preventiva ou emergencial, é com a descupinização profissional. Este é o único caminho para garantir uma proteção eficiente e duradoura. Mas hoje daremos esta e outras dicas para ajudar nessa briga.
Identifique os rastros deixados pelos cupins
Os cupins são silenciosos, mas há sinais que denunciam a sua presença. São eles:
- Pequenos buracos na madeira, gesso ou dry wall com pó próximo aos móveis;
- Madeira deteriorada: estufada, com rachaduras ou quebradiça;
- Túneis de terra nas paredes ou no piso;
- Asas de cupins pelo chão, cupins sobrevoando as luzes durante os meses mais quentes do ano.
5 madeiras poderosas contra os cupins
Além de manter a sua descupinização em dia, você também pode optar por outras medidas preventivas no combate aos cupins. Uma delas é escolher madeiras com maior resistência a essa praga. Confira cinco opções:
- Ipê: conhecida por sua durabilidade e resistência, o ipê é uma excelente escolha para evitar infestações de cupins, servindo para portas, decks, lambris e ambientes externos. Sua alta densidade dificulta a penetração dos insetos.
- Cedro: além de possuir um aroma natural que repele os cupins, o cedro é uma madeira resistente e durável, tornando-a uma ótima opção para móveis e estruturas. Tem baixo nível de absorção de água.
- Peroba-Rosa: reconhecida por sua resistência natural à umidade e insetos, a peroba-rosa é uma escolha popular para pisos, portas, decks, móveis e ambientes externos, proporcionando beleza e durabilidade.
- Eucalipto: com sua rápida taxa de crescimento e resistência natural, o eucalipto é uma alternativa sustentável e eficaz contra cupins. Muito durável e resistente às intempéries.
- Angelim: esta madeira de alta densidade é conhecida por sua resistência ao ataque de cupins e sua longa vida útil, sendo frequentemente utilizada em construções e acabamentos, especialmente em janelas e portas. Não é boa opção para ambientes externos e ficar exposta ao tempo.
Também existem outras, como pau-ferro, imbuia, jacarandá, maçaranduba, aroeira e copaíba, dentre outras. O compensado, que recebe tratamento na fabricação, também é resistente aos cupins. Ao optar por essas madeiras resistentes, você investirá na proteção de sua casa contra os danos causados pelos cupins. E cuidado com móveis feitos de sobras de madeiras de diversos tipos!
Proteja as madeiras
Outra dica é proteger a madeira com tintas, vernizes e demais coberturas apropriadas para vedar frestas e rachaduras e assim eliminar qualquer brecha que possa servir de entrada para os cupins. Também é fundamental realizar inspeções regulares e, sempre que necessário, contratar um serviço profissional de dedetização e tratamento preventivo da sua dedetizadora de confiança!
Por último, mas não menos importante: ao perceber uma infestação, não troque os móveis antes de resolver o problema da infestação, pois os cupins podem migrar para o seu móvel novo. Por isso o primeiro passo é controlar a infestação de maneira profissional.
Fontes / Referências:
Quais são as madeiras mais resistentes ao ataque de cupins? – Casa