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Dia do Cliente e a Lei do Consumidor na área da dedetização

O Dia do Cliente é comemorado no Brasil no dia 15 de setembro e, em 2023, cairá na próxima sexta-feira. Na data são realizadas muitas ofertas e promoções em praticamente todas as áreas, com o intuito de celebrar e estreitar as relações entre empresas, prestadores de serviço e clientes / consumidores. No setor de prestação de serviços de desinsetização não é diferente e também podemos observar muitas ações promocionais.

Porém, é importante estar sempre atento para ações que estejam agindo dentro da lei e regulamentações, pois a desinsetização e demais serviços do setor são importantíssimos dentro da manutenção da saúde pública. Portanto, desconfie de promoções com valores muito abaixo da média de mercado ou provenientes de empresas que não sejam idôneas ou não tenham renome.

Relação cliente e prestadores de serviço

Trata-se de uma relação que deve ser sempre baseada no respeito e na transparência, por ambas as partes. Os clientes são a peça mais importante de um negócio, e os consumidores também necessitam dos produtos e serviços que as empresas têm a oferecer. Essa via de mão dupla só tem sucesso se for conduzida de forma ética.

As celebrações, promoções, brindes e descontos são muito importantes e bem-vindos para os dois lados, porém, também há regras e boas práticas que devem ser seguidas.

Código de Defesa do Consumidor e dedetizadoras

O Código de Proteção e Defesa do Consumidor brasileiro está em vigor desde 1991 e é um dos mais modernos do mundo. Trata-se de um importante conjunto de normas que tem como objetivo proteger os direitos do consumidor e disciplinar as relações e responsabilidades entre fornecedor e consumidor, a partir de padrões de conduta, prazos e penalidades.

De acordo com o CDC, o cliente tem direito a uma garantia do serviço prestado. Mas como isso funciona?

Caso o procedimento de desinsetização não saia conforme o planejado ou tenha duração menor que o previsto, o cliente tem um prazo de até 90 dias para efetuar sua reclamação. Mas é importante frisar que a garantia se limita a problemas no procedimento realizado, o que não inclui devolução do total investido ou questões que tenham surgido após a realização do serviço.

Cada caso deverá ser avaliado individualmente, por conta de algumas peculiaridades da desinsetização. Por exemplo: os insetos não somem imediatamente após a aplicação dos produtos. Durante alguns dias subsequentes, é possível encontrar ainda alguns insetos (mortos ou vivos), já que as substâncias têm ação residual (ou seja, permanecem por dias/semanas no local). Além disso, também é preciso aguardar até que os insetos transportem a substância até suas colônias.

Em alguns casos também é preciso investigar se não foi realizada uma remoção dos produtos, com uma eventual limpeza inadequada após a desinsetização. Sendo assim, é fundamental que o cliente siga à risca as recomendações feitas pelos técnicos após a aplicação dos produtos, de forma a garantir o seu maior alcance e eficácia possíveis.

Então, duvide de empresas de desinsetização que não ofereçam garantia dos serviços prestados! É fundamental contar com o suporte da prestadora de serviços, antes, durante e após o procedimento.

Nós, da Insetkan, agradecemos e parabenizamos todos os nossos clientes pelo seu dia! Juntamente com nossos colaboradores, vocês são a principal engrenagem do nosso negócio e prezamos pela transparência, respeito e qualidade em nossas relações. Fica aqui o nosso muito obrigado!

Fontes / Referências:

Dia do Cliente – Calendarr Brasil

LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990 – Planalto.Gov