>

Aves ajudam no controle de escorpiões?

Em lugares onde há muitos escorpiões é comum que as pessoas criem aves que são naturalmente predadoras desse temido inseto, como é o caso da galinha d’Angola. Nativa da África, ela tem como um de seus alimentos preferidos o escorpião. Mas será que esta é uma medida realmente eficaz? Vamos descobrir!

Galinha é um predador natural do escorpião

Além das galinhas, também são seus predadores naturais os sapos, lagartos, quatis, camundongos, macacos, corujas, seriemas e outras aves de hábitos noturnos. Em um estudo sobre o assunto, uma única galinha chegou a comer nove escorpiões! Elas os atacam com voracidade e não pensam duas vezes em comê-los, mesmo sendo picadas. De acordo com a pesquisa, não foram observados indícios de debilidades na saúde das galinhas após o contato com o veneno do escorpião.

Todos estes animais mencionados devem ser preservados, mas não há recomendação de que devam ser usados como agentes controladores de escorpiões. E você não precisa criar galinhas para manter os escorpiões afastados!

A dedetização é o método mais eficaz, pois elimina também outros insetos que são atrativos para os escorpiões (pois servem de alimento), como baratas e aranhas, por exemplo. Mas ela deve ser feita apenas por uma empresa idônea e com todos os certificados e licenças em dia. Isso porque a dedetização de escorpiões pede produtos e técnicas bastante específicas para que seja realmente eficiente.

Características do escorpião

O escorpião, também conhecido em algumas regiões do Brasil como lacrau, é um artrópode quelicerado, ou seja, possui um par de apêndices que servem como garras ou pinças, as chamadas quelíceras. Não possuem antenas, o que os diferencia de qualquer outro artrópode. Pertencem à classe Arachnida, por terem oito pernas – sim, a mesma classe das aranhas.

A espécie mais temida e que mais causa acidentes no País, o escorpião amarelo, se reproduz por partenogênese. Isso significa que só existem fêmeas e que todo escorpião adulto pode parir sem a necessidade do acasalamento. Isso faz com que se prolifere com muita rapidez, o que é um problema bastante perigoso, pois um único indivíduo pode gerar até 160 filhotes durante sua vida.

Antes, era muito encontrado em Minas Gerais, porém hoje há registros em Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Pernambuco, Sergipe, Piauí, Rio Grande do Norte, Goiás, Distrito Federal, Bahia, Ceará e Santa Catarina.

O escorpião não pode e não deve ser erradicado da natureza, pois tem papel importante no equilíbrio ecológico, sendo predador de outros seres vivos. Porém, nas áreas urbanas deve ser realizado o seu controle com o objetivo de diminuir o número de acidentes.

Dicas para manter os escorpiões afastados

Devemos trabalhar ativamente para manter os escorpiões afastados de nossas residências, pois as medidas preventivas são a proteção mais eficaz. Para isso, há algumas dicas que podem ser seguidas:

  • Não acumule lixo domiciliar, entulho e materiais de construção;
  • Não jogue lixo em terrenos baldios e mantenha-os limpos;
  • Atenção redobrada a locais escuros, úmidos e com pouco movimento, pois podem servir de abrigo;
  • Verifique e faça a manutenção de assoalhos e rodapés soltos, ralos, frestas e vãos nas paredes, batentes, caixas de energia e sistemas de refrigeração, vigas e telhados;
  • Cuidado com móveis e objetos empilhados ou entulhados, armários, gavetas, panos de chão e toalhas penduradas, roupas, sapatos, estantes e cortinas;
  • Mantenha o quintal e jardim sempre limpo, com atenção para folhas secas, troncos e galhos caídos;
  • Mantenha a dedetização de sua residência, condomínio, comércio ou escritório em dia, durante todas as estações do ano.

Fontes / Referências:

A resistência das galinhas ao veneno do escorpião amarelo – Agência Universitária de Notícias USP

Controle de escorpiões de importância em saúde – Instituto Butantan

Manual de Controle de Escorpiões – Ministério da Saúde

Principais diferenças entre os grupos de artrópodes – Mundo Educação

Usadas para combater escorpiões, galinhas d’Angola desaparecem do mercado no interior de SP – G1

Uso de aves no controle de escorpiões – APRAG