As férias chegaram! E este momento de descanso tão aguardado acaba sendo também uma boa hora para muitos trabalhos de manutenção — como a dedetização — que podem e devem ser feitos nas escolas, do infantil ao nível superior.
Como este é um mês de menor movimentação nas escolas, já que alunos e boa parte dos professores estão de férias, fica mais fácil, rápido e até mesmo seguro realizar pequenas ou grandes reformas e outros procedimentos de manutenção nas edificações, sem precisar interromper ou atrapalhar as atividades escolares.
Sendo assim, a instituição de ensino estará pronta para receber toda a sua comunidade com higiene e segurança na volta às aulas.
Por que dedetizar a escola?
De forma geral, as desinsetizações devem ser feitas a cada seis meses, o que combina com os períodos de férias do mês de julho e também de verão. Mas é claro que, havendo a necessidade, o procedimento também pode ser realizado em outros momentos do ano (inclusive mensalmente), sempre em dia e horário agendados de forma a causar o mínimo ou nenhuma interrupção das atividades. Porém, nas férias não devemos baixar a guarda!
As instituições de ensino, sejam de qualquer nível, públicas ou particulares, acabam sendo extremamente atrativas para as pragas urbanas. Isso porque nesses espaços há uma alta circulação de pessoas diariamente e nas quais também são realizadas muitas refeições e manipulados muitos alimentos.
Você já presenciou o momento do recreio ou almoço em uma escola? Após esses intervalos há uma grande quantidade de restos de alimento e migalhas praticamente em tudo quanto é lugar. Estes são grandes chamarizes para as pragas urbanas. Além disso, a quantidade de lixo que é gerada em uma escola é igualmente alta e todos esses resíduos devem ser devidamente armazenados, separados e descartados.
Também, geralmente, são edificações de médio ou grande porte, ou seja, podem possuir muitas portas de entrada para esses insetos e pequenos animais. Grandes prédios precisam de uma alta e constante manutenção, fechando brechas e rachaduras, consertando pisos, telhados e janelas, solucionando infiltrações, dentre tantos outros reparos.
Caso esses protocolos não sejam cumpridos, as pragas urbanas podem facilmente se instalar no ambiente escolar, causar uma infestação, contaminar alimentos, disseminar diversas doenças e afetar as edificações, causando muitos prejuízos.
Imagine uma infestação de cupins em uma biblioteca, por exemplo? Trata-se de uma perigosa ameaça a esse importante patrimônio da escola. A descupinização (dedetização específica para cupins) é fundamental para essa prevenção.
Aproveite para limpar e higienizar a caixa d’água: outro serviço importante que pode e deve ser realizado durante as férias é a limpeza de reservatórios e da caixa d’água. Caso a água esteja contaminada, imagine a quantidade de pessoas que podem ser afetadas!
Dedetização é segura para todos
Por isso, aproveite este momento e realize os serviços de desinsetização (dedetização), descupinização e desratização. Contrate uma empresa de qualidade e confiança e veja a possibilidade da realização de um pacote, o que torna os processos mais interessantes e econômicos. Aliás, falando em economia, lembre-se sempre que prevenir é melhor do que remediar.
Estes são serviços essenciais para garantir a segurança e bem-estar de alunos, professores e demais colaboradores, que têm o direito de estudar e trabalhar em espaços limpos e seguros durante todo o ano. Lembrando que os produtos utilizados, quando realizada a contratação de uma empresa idônea e que respeita as leis e normas da área, são seguros e não causam alergias ou irritações nem prejuízo ao meio ambiente.