>

Já agendou sua limpeza de caixa d’água para este semestre?

A limpeza de caixas d’água, reservatórios e cisternas é um serviço que deve ser realizado pelo menos uma vez a cada seis meses. Pode e deve ser feita em residências, condomínios residenciais e comerciais e empresas de todo porte e segmento.

Ao contratar esse serviço profissional, de uma empresa com expertise na área, você garante para todos uma água de qualidade e previne uma infinidade de doenças que podem ser causadas por um recipiente sujo, que acaba contaminando a água, mesmo que esteja chegue limpa até nós. De nada adianta essa água ser acondicionada em uma caixa d’água suja, com detritos e microrganismos nocivos.

Doenças que podem ser transmitidas pela água

Para exemplificar, confira esta lista com as dez principais doenças transmitidas pela água e seus sintomas:

  • Amebíase: causada pelo protozoário Entamoeba histolytica, gera dores abdominais e diarreia acompanhada de sangue e muco.
  • Ascaridíase: popularmente conhecida como lombriga, causa cólicas, diarreia, vômitos e vermes nas fezes.
  • Cólera: causada pela bactéria Vibrio cholerae, ocasiona diarreia leve ou grava, com complicados quadros de desidratação.
  • Dengue: prostração, febre alta, dor de cabeça, náusea, dor abdominal, dor ao redor dos olhos, dores musculares e vômito estão entre os sintomas causados pela Dengue, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
  • Diarreia (Escherichia coli): ocasiona diarreia aguda, dores de cabeça, dores abdominais, vômito, febre e calafrios.
  • Disenteria bacteriana: os sintomas apresentados são diarreia com fezes com sangue, dores abdominais, febre e desidratação.
  • Esquistossomose: os vermes se alojam no fígado e intestino, podendo ocasionar rompimento de vasos e gerar aumento de volume abdominal e diarreia com sangue nas fezes.
  • Febre tifoide: pode ocasionar mal-estar, dores pelo corpo, febre, questões intestinais e cardíacas.
  • Hepatite A: pode ocasionar como sintomas dores musculares, febre, icterícia, vômito, urina escura e fezes amareladas.
  • Leptospirose: causada por bactérias presentes na urina do rato ou de outros animais. Os sintomas são febre, dores de cabeça, dores no corpo, problemas no fígado e rins.

Para prevenir essas doenças, é fundamental lavar bem os alimentos, lavar sempre as mãos, ter bons hábitos de higiene e, claro, utilizar uma água limpa e bem tratada para tudo isso, proveniente de um recipiente igualmente limpo e higienizado.

Limpeza de caixa d’água só profissional

Há muitas pessoas que realizam esse serviço por conta própria e vários tutoriais disponíveis pela internet. Porém, se você realmente preza pela qualidade e segurança, o mais recomendado a se fazer é contratar uma empresa especialista nessa atividade – geralmente são empresas que também fazem o controle de vetores e pragas urbanas.

Isso porque, as caixas d’água ficam em locais altos, ou seja, é um serviço perigoso. Porém, profissionais treinados para isso possuem capacitação, EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e seguem normas de segurança do trabalho para trabalho em altura, por exemplo.

Outro aspecto é a qualidade do serviço. Quando feito de forma “caseira”, podem ser utilizadas ferramentas inapropriadas e produtos inadequados, ou até em quantidades não recomendadas, o que pode acabar causando contaminações – justamente o que queríamos evitar!

Portanto, não perca tempo e dinheiro e não se arrisque: limpeza de caixas d’água, reservatórios e cisternas é somente com profissionais especializados! Agende a sua hoje mesmo e siga a recomendação de contratar o serviço a cada seis meses.