>

Proteja sua casa do cupim de madeira seca

Os cupins de madeira seca são uma das pragas urbanas com maior poder de destruição. Você certamente não vai querer dar de cara com esses bichinhos na sua casa e, caso já os tenha encontrado, sabe a dor de cabeça que causam!

Principais características do cupim de madeira seca

Diferentemente dos cupins subterrâneos, que vivem em condições úmidas, os cupins de madeira seca, como o próprio nome diz, vivem em locais secos, com pouca umidade, como livros, móveis, rodapés, estruturas de telhados, papel compactado e prateleiras – qualquer objeto que contenha celulose. Seus ninhos e colônias são construídos totalmente dentro da madeira ou papel e eles não se alimentam muito longe do material infestado.

As espécies dos gêneros Cryptotermes e Kalotermes (Kalotermitidae) gostam de construir túneis e galerias por dentro da madeira, em muitas e variadas direções. O jeito mais fácil de identificar a sua presença é pelas suas pilhas de pelotas fecais em forma de grânulos oblongos, que saem pelos buraquinhos que vão deixando na madeira. Se você encontrar essas sujeiras próximo a um móvel de madeira, fique alerta: provavelmente há cupins ali dentro!

São seres sociais e organizam o cupinzeiro em diversas funções: rainha, rei, ovos, ninfas (forma jovem), reprodutivos, operários (buscam alimento) e soldados (protegem a colônia). A colônia geralmente não é muito grande, chegando a possuir algumas centenas de membros dentro de um período de dois a três anos. Além disso, pode se mover com facilidade – por isso é preciso tomar cuidado, pois um móvel infestado pode contaminar outro tranquilamente.

Durante os meses mais quentes do ano, acontece a revoada dos cupins, quando eles saem de suas colônias para acasalar, voando ao redor das lâmpadas. Ao encontrar um par, eles logo saem em busca de um local para dar início a uma nova colônia.

Com os cupins é preciso estar sempre alerta

Como as colônias podem se mudar facilmente de lugar, é preciso estar sempre atento e vistoriando tudo o que pode servir de alimento para os cupins: móveis, batentes, portas janelas, bibliotecas, documentos etc. Móveis novos também merecem atenção, pois podem já chegar de fora trazendo cupins.

Além disso, na época da revoada dos cupins, qualquer brecha pode servir de porta de entrada para o novo casal construir sua colônia. Por isso é fundamental instalar telas nas portas e janelas e fechar qualquer fenda que possa servir de entrada para os cupins.

Realize inspeções periódicas em todo o imóvel! E para isso, é importante contar com uma empresa prestadora de serviços de descupinização. É praticamente impossível conter uma infestação de cupins por conta própria, utilizando produtos comuns à venda em supermercados.

Como mencionado, eles podem migrar e se espalhar com facilidade e rapidez. Além disso, não basta tratar apenas parte ou o local em que você encontrou cupins, por exemplo. É necessário tratar aquele móvel de forma completa, além de todas as outras estruturas de madeira presentes no ambiente. E apenas profissionais experientes saberão qual produto utilizar, de acordo com a técnica mais adequada, e em quais locais aplicá-los. Eles já possuem os olhos treinados para identificar a presença dos cupins, sabem das suas preferências para construir túneis e colônias.

Cupins possuem um alto poder de destruição, podendo trazer muitos prejuízos. Portanto, não perca tempo e consulte sempre uma empresa especialista em descupinização para conter o problema o quanto antes ou mesmo realizar uma descupinização preventiva.

Fontes / Referências:

INSETOS BIBLIÓFAGOS: identificação, prevenção e controle – Fiocruz