A maioria das pessoas bem que gostaria de não ter nenhuma relação com os insetos. Mas certo é que, além de os encontramos com frequência na rua, no parque e até mesmo dentro de casa, ainda falamos muito deles quando utilizamos ditados populares que fazem menção a essas pragas urbanas. E sem perceber, a gente usa essas expressões no dia a dia, em uma conversa com um amigo e até mesmo no trabalho.
Mas, afinal, o que é considerado um ditado popular?
Ditados populares são frases curtas que em geral transmitem conselhos e advertências. A maioria é antiga, passa de geração para geração e por isso mesmo não costuma ter um registro formal de origem. Elas surgem em situações do cotidiano e nos mais diversos locais, o que explica o fato de existirem ditados religiosos, de amor, folclóricos, nordestinos e até no universo futebolístico eles chegaram. São expressões que carregam consigo conhecimento popular, sabedoria de alguém que já passou por uma situação atípica. São tão importantes na cultura brasileira, que aparecem até em provas para interpretação de texto.
Diante de tudo isso, resolvemos explicar alguns dos principais ditados populares, cujos insetos e pequenos animais são protagonistas. Você vai se surpreender com a quantidade dessas frases que usamos no dia a dia e têm os insetos como protagonistas!
1. Acertar na mosca
Esse ditado significa acertar algo com precisão ou atingir o centro de um alvo. Normalmente, as pessoas utilizam esta expressão com um sentido figurado quando tem certeza de algo, respondendo ou agindo corretamente diante um desafio.
Exemplo: “Você acertou na mosca o presente do amigo secreto.”
2. Andar feito barata tonta
Quem nunca ficou um pouco perdido em uma situação e começou a andar de um lado para outro, que atire a primeira pedra! Essa expressão se refere a uma pessoa desnorteada, perdida, sem serenidade para fazer ou decidir algo. A semelhança com um dos insetos mais repugnantes do universo das pragas é a reação que a barata tem quando está sob efeito de veneno e/ou produto químico e começa a andar de um lado para outro, atordoada, em busca de um abrigo.
Exemplo: “Luciano ficou tão preocupado com a apresentação, que começou a andar feito barata tonta.”
3. Arrumar sarna para se coçar
Essa expressão é bastante famosa e significa arrumar um problema para si. Ou seja, entrar em uma situação problemática por vontade própria. E quase sempre é um problema complicado, difícil de resolver. E pra quem não sabe, a sarna é causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei variedade hominis.
Exemplo: “Provocar uma mulher com TPM, é procurar sarna para se coçar.”
4. Em lagoa de sapo, mosquito não dá rasante
O significado desse ditado é um sábio conselho sobre cuidado e precaução nas atitudes, ações e até mesmo na forma de falar. Em outras palavras: é importante sempre ter muita cautela.
Exemplo: “Não exagere na bebida! Porque em lagoa de sapo, mosquito não dá rasante!”
5. Estar com a pulga atrás da orelha
Provavelmente uma das expressões mais conhecidas pelas pessoas e que significa estar desconfiado de algo ou alguém. Estar intrigado em relação a um fato ou informação. Isso porque a pulga, que já incomodou muita gente nos séculos passados pela inexistência da desinsetização, alojava-se em todos os lugares e atormentava todo mundo. Traduzindo: a sensação ruim causada pela presença da pulga deixa qualquer pessoa intrigada e desconfortável.
Exemplo: “Ouvi uma conversa suspeita do meu chefe e ele falou o meu nome. Fiquei com a pulga atrás da orelha. Será que serei promovido?”
6. Mexer em casa de marimbondos
Expressão que significa provocar pessoa ou situação que possa se tornar problemática. É como um conselho para não se meter em encrencas, porque já é claro que haverá consequências.
Exemplo: “Quando questionei o projeto do meu chefe, foi como mexer em casa de marimbondos. Ele começou o maior sermão!”