>

5 dicas sobre segurança dos alimentos para o seu negócio não terminar em pizza

Quando falamos em comida boa, a pizza é, sem dúvidas, um dos primeiros pratos que vem à mente. É, também, uma das refeições mais pedidas pelos brasileiros. Estima-se que sejam consumidas em nosso país mais de um milhão de pizzas por dia e a estatística nos colocou no ranking como uma das regiões do mundo que mais consome o prato. O amor é tanto que tivemos recentemente um dia dedicado somente a pizza: 10 de julho.

Já que os brasileiros são apaixonados por pizza, empreender nesse ramo pode ser uma ideia atraente. No entanto, justamente por ser um mercado tão amplo faz com que seja bastante competitivo. Por isso, se você quer abrir uma pizzaria e ter sucesso nesse setor é importante se atentar a algumas dicas. E se você já é um empreender no setor gastronômico, aproveite a leitura e confirme no seu checklist se está seguindo todas as orientações.

1. Atenção à limpeza

É claro que para uma pizzaria conquistar clientes e garantir o faturamento esperado, é preciso oferecer pizzas saborosas, caprichar na apresentação e manter um cardápio de sabores bem diversificado. Tudo isso é indispensável, mas não o suficiente. Qualquer pizzaria (restaurante, lanchonete ou bar) que trabalhe com comida precisa garantir a segurança do alimento. Por isso, é muito importante manter um cronograma de limpeza bastante rígido, com regras bem especificas para uso de produtos e utensílios como panos de limpeza e luvas. Esse cuidado manterá o seu estabelecimento devidamente limpo e os alimentos com menos risco de contaminação. A dica vale para qualquer lugar que trabalhe com alimentos, mesmo para pizzarias cujo serviço seja apenas delivery.

2. Sanitização também é fundamental

O procedimento complementa a limpeza e é indispensável que faça parte do esquema de higienização do estabelecimento. A sanitização consiste em eliminar microrganismos indesejáveis, tais como fungos, ácaros, bactérias e vírus que podem causar sérias doenças, incluindo a Covid-19. A sanitização não é feita com produtos de limpeza comuns, como vassouras e detergentes, mas sim com o uso de substância sanitizante. Deve ser realizada após a limpeza e por profissionais para que todas as regras de segurança e aplicação sejam seguidas corretamente.

3. Não pule a desinsetização 

Um lugar com fartura de alimentos é tudo o que as mais pragas mais gostam e procuram. E quando se fala em pragas, referimo-nos a baratas, ratos, moscas, pernilongos, formigas, escorpiões, caramujos, entre outros. Elas podem surgir de qualquer lugar, instalar-se em lugares improváveis, criar ninhos e causar problemas graves que podem culminar no fechamento do negócio. Por isso, é importante estabelecer um calendário de desinsetização anual e segui-lo à risca. Esse é o único procedimento realmente capaz de manter as pragas longe e a sua pizzaria protegida contra o risco de contaminação e transmissão de doenças.

4. Realize esses serviços com profissionais qualificados

Você sabe o que há em comum entre os três processos anteriores? Todos devem ser realizados por profissionais, especialmente a sanitização e a desinsetização devido à manipulação de produtos químicos. Todo mundo sabe que abrir ou mesmo manter financeiramente um estabelecimento comercial não é tarefa fácil, mas tentar economizar na limpeza e nos processos de segurança dos alimentos é um erro grave. É importante que as pessoas que executem esses serviços sejam capacitadas e treinadas para aplicar os produtos químicos certos, na quantidade ideal e nos lugares estratégicos para alcançar o resultado esperado e em segurança. Outra dica valiosa é que, além de contratar uma equipe profissional, é importante verificar se a empresa contratada é certificada e atua dentro das normas da Anvisa.

5. Esteja pronto para a fiscalização

E por falar em Vigilância Sanitária, fique de olho nas regras e normas estabelecidas pela Instituição. Não permita que uma inspeção surpresa, e/ou qualquer outro problema relacionado a higiene e contaminação de alimentos, estrague o seu sonho de ter um negócio que pode fazer muito sucesso e ser lucrativo.

Lembre-se de que nesse ramo, a limpeza e a segurança dos alimentos são tão importantes quanto o sabor do prato. Mas, se você seguir todas essas dicas e ainda caprichar no menu, certamente terá muito sucesso na sua pizzaria.